Transformando a Proteção com Sensores Vestíveis!

A tecnologia de sensores vestíveis tornou-se uma parte importante da proteção em todo o mundo, trazendo a próxima geração de equipamentos de segurança para um novo patamar. Neste artigo, vamos explorar como os sensores vestíveis estão revolucionando a proteção, discutindo as aplicações, vantagens e desafios desta nova tecnologia.

Características e Usos dos Sensores Vestíveis

É fato que a tecnologia tem avançado muito, em todas as áreas, vemos robôs em tudo quanto é lugar, substituindo o homem nas tarefas de repetição, que com certeza sequelaram muitas pessoas, e hoje existem máquinas cuidando disso, robôs trabalhando em demolições, se você for uma pessoa ligada a internet, com certeza já viu esse tipo de operação, onde esses robôs estão derrubando silos naquelas empresas que guardam grãos, e isso tudo é muito bom por uma parte , porque preservam a vida de operários, mais por outro obriga esses a procurar se reciclar, ou do contrário ficarão para trás.

Transformando a Proteção com Sensores Vestíveis!
Transformando a Proteção com Sensores Vestíveis! – Fonte/Reprodução: Original

O que é muito interessante é que antigamente existiam aqueles operários que gostavam de dar trabalho, se escondendo um pouco, ou atrasando tarefas apenas pelo fato de não ser monitorado, e hoje não há essa possibilidade, pois tanto as câmeras que fiscalizam os canteiros como os sinais que esses sensores vestíveis emitem, que são detectados pelos receptores, sabendo onde cada um se encontra.

CaracterísticaDescriçãoExemplo
O queTipo de tecnologiaSensores vestíveis
OndeSetores que a utilizamAutomotivo, químico, mineração e petróleo & gás
PorquêObjetivo da tecnologiaMelhorar a segurança dos trabalhadores
QuandoMomento de aplicaçãoAtualmente
ComoForma de usoIncorporados a roupas, capacetes, relógios e outros acessórios
veja a tabela acima

Transformando a Proteção com Sensores Vestíveis: A Próxima Geração de Equipamentos de Segurança!

O que: Sensores vestíveis e a nova geração de equipamentos de proteção individual (EPI) para melhorar a segurança dos trabalhadores da construção civil.

Onde: Empresas dos setores automotivo, químico, mineração e petróleo & gás.

Porquê: Estes dispositivos podem captar informações relacionadas à saúde e localização dos trabalhadores, além de facilitar a comunicação e o acompanhamento dos projetos.

Quando: Atualmente.

Como: Os sensores vestíveis podem ser incorporados a roupas, capacetes, relógios e outros acessórios.

Notícia

As empresas dos setores automotivo, químico, mineração e petróleo & gás estão usando os sensores vestíveis para melhorar a segurança dos seus colaboradores. Os equipamentos têm a capacidade de gerar informações de localização para detectar possíveis conflitos de planejamento ou ameaça à integridade física do trabalhador. Além disso, os dispositivos permitem documentar atividades com câmeras de alta resolução 3D, monitorar gases tóxicos com sensores e visualizar desenhos em 3D da planta dentro da estrutura pronta ou em construção com realidade aumentada e virtual integradas a projetos em BIM (Building Information Modeling).

Qual é o objetivo dos sensores vestíveis?

Os sensores vestíveis têm como objetivo melhorar a segurança do trabalhador e agregar produtividade, qualidade das atividades e satisfação dos colaboradores.

Quais são os principais benefícios dos sensores vestíveis?

Os principais benefícios desta tecnologia são: melhorar a segurança do trabalhador; documentar atividades com câmeras de alta resolução 3D; monitorar gases tóxicos com sensores; visualizar desenhos em 3D da planta dentro da estrutura pronta ou em construção com realidade aumentada e virtual integradas a projetos em BIM (Building Information Modeling).

Transformando a Proteção com Sensores Vestíveis!
Transformando a Proteção com Sensores Vestíveis! – Fonte/Reprodução: Original

Qual é o impacto dos sensores vestíveis no mercado dessa indústria?

Existe uma expectativa de que o mercado global de wearables corporativos cresça mais de 40% ao ano até 2025. Ora antigamente para se verificar a pressão arterial, se comprava um aparelhinho bem grande, até parecido com aqueles relógios que os imitadores do Fausto Silva, por brincadeiras usam, más hoje se compra essas pulseiras mi band, que fazem esse brilhante trabalho e ainda acrescentam outras medições mais detalhadas ainda, e isso é uma espécie de sensor vestível, prático e muito útil.

 

3 comentários em “Transformando a Proteção com Sensores Vestíveis!”

Deixe um comentário