Descubra o Potencial dos Sensores Vestíveis!

Os sensores vestíveis têm se tornado cada vez mais importantes na busca por melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas. Essa tecnologia, que pode ser usada para monitorar atividades físicas, alimentação e sono, oferece uma variedade de benefícios para quem deseja atingir um estilo de vida mais saudável. Neste artigo, vamos discutir os benefícios dos sensores vestíveis e como usá-los para o máximo potencial.

Tecnologia de sensores vestíveis

Em busca de atingirmos um bem estar adequado, procuramos nos adequar as diversas novidades que aprecem no dia a dia, e nesse quesito tem sido recorrente as novidades chegarem cada vez mais sofisticadas, e isso vem ajudando as pessoas de modo geral, más tem contribuído muito para a parte de monitoramento da engenharia civil, pois esses sensores vestíveis nos coloca dentro do sistema de fiscalização, já que existe todo um aparato idealizado para ajudar a se perceber os níveis de stress dos colaboradores. Hoje basta se colocar uma pulseira em um colaborador que sabemos com anda seus batimentos etc..

Descubra o Potencial dos Sensores Vestíveis!
Descubra o Potencial dos Sensores Vestíveis! – Fonte/Reprodução: Original

Está de forma que do escritório se sabe se o colaborador está na obra, e se ele está gozando de perfeita saúde, e isso é fantástico, porque antigamente se empregava pessoas com problemas de saúde sem que se percebesse, hoje já é bem mais difícil de acontecer.

CaracterísticaDescriçãoExemplo
LocalizaçãoMonitoramento de localização dos trabalhadores dentro do canteiro de obrasBotas e capacetes equipados com sensores
Condições FísicasMonitoramento de condições físicas, como temperatura corporal, cansaço e níveis de estresse no trabalhoRoupas equipadas com wearables
SegurançaDiminuir os riscos de acidentes trabalho em mais de 50%Alarmes de segurança em caso de perigo ou emergência

Descubra o Potencial dos sensores vestíveis no canteiro de obra

Os sensores vestíveis trazem mais segurança e bem-estar aos trabalhadores do canteiro de obras. Estes dispositivos eletrônicos são “vestidos” em roupas, óculos, cintos, relógios e outros acessórios, permitindo monitorar a localização dos trabalhadores dentro do canteiro de obras, além de suas condições de saúde e abrindo canais de comunicação imediatos. Apesar de não se vislumbra a substituição total dos EPIs tradicionais por EPIs munidos desses sensores em um futuro próximo, devido a custos elevados, pesquisas mostram que eles são capazes de diminuir os riscos de acidentes trabalho em mais de 50%.

Como Funcionam os sensores vestíveis?

Os wearables podem ser usados em diferentes peças de roupa para monitorar a localização dos trabalhadores dentro do canteiro de obras, suas condições físicas e até mesmo seu cansaço. Por exemplo, óculos permitem a sobreposição dos ambientes real e virtual, tornando possível a visualização da planta em 3D. Botas e capacetes são equipados com sensores que mostram a localização imediata do usuário e monitoram o cansaço. Já as roupas são equipadas com wearables capazes de captar dados como localização, temperatura corporal, cansaço e níveis de estresse no trabalho. Além disso, esses dispositivos eletrônicos funcionam como alarmes de segurança em caso de perigo ou emergência.

Quais São os Benefícios dos sensores vestíveis ou wiarables?

Os sensores vestíveis oferecem vários benefícios para os trabalhadores do canteiro de obras. Eles são capazes de diminuir os riscos de acidentes trabalho em mais de 50%, além de proporcionar maior segurança e bem-estar aos operários. Os wearables também são úteis para monitorar as condições físicas dos usuários, como temperatura corporal, cansaço e níveis de estresse no trabalho.

Perguntas Frequentes

Onde posso encontrar esses sensores vestíveis?

Esses sensores estão sendo usados nos Estados Unidos e no Japão. No Brasil, eles ainda não são muito usados. Ora se você faz uso dessas pulseiras bland, você está fazendo uso de um.

Quais são as questões ligadas à privacidade que os sensores vestíveis denotam?

Será necessário treinamento dos funcionários antes da implementação e definições sobre coleta, tratamento e uso dos dados coletados pelos aparelhos. Ora se você trabalha certinho não precisa temer a nada, mais eles descobrem onde você estar em tempo real.

Descubra o Potencial dos Sensores Vestíveis!
Descubra o Potencial dos Sensores Vestíveis! – Fonte/Reprodução: Original

Quais os tipos de wearables, ou sensores vestíveis?

Os wearables podem ser usados em óculos para permitir a sobreposição dos ambientes real e virtual; botas e capacetes equipadas com sensores que mostram a localização imediata do usuário; e roupas equipadas com wearables capazes de captar dados como localização, temperatura corporal, cansaço e níveis de estresse no trabalho.

 

Deixe um comentário