Mantenha suas estruturas seguras com o monitoramento!

Com a crescente necessidade de segurança e estabilidade, é importante investir em monitoramento para que as estruturas não fiquem vulneráveis. Aprenda neste artigo sobre os benefícios de realizar o monitoramento e como ele pode contribuir para a segurança e estabilidade de suas estruturas.

O Monitoramento de Estruturas: Características, Uso e Tecnologia

Em tudo quanto há necessidade de controle ligado a área de segurança, por precaução se trabalha com margens de segurança, para estabelecer bases para o fornecimento das garantias estabelecidas pelos contratos, e com a construção civil, no caso das estruturas não é diferente, tem que se fazer monitoramento para ver se o que se estabelece como parâmetros de segurança corresponde com o resultado in loco, nas obras.

Mantenha suas estruturas seguras com o monitoramento!
Mantenha suas estruturas seguras com o monitoramento! – Fonte/Reprodução: Original

Temos hoje inclusive sensores que são colocados dentro dos concretos e emitem as respostas esperadas pelos programas de computadores, cada vez mais evoluídos, com seus softwares com capacidades de discernir qualquer alteração numa estrutura. Estudos feitos pelos programas que trabalham em interação constante com outras máquinas e trocando informações, percebem as alterações bem antes de acontecer, com a relação destes com a realidade aumentada. Assim anda a construção civil, mundo afora,. evoluindo cada vez mais, e trazendo para nosso País todo esse conhecimento.

CaracterísticasDescriçãoExemplo
VantagensBenefícios que o monitoramento de estruturas ofereceMaior vida útil das estruturas
UsoPaíses que praticam o monitoramento de estruturasEUA, Europa, Ásia e Brasil
TecnologiaDispositivos usados para monitorar estruturasCelulares, tablets, drones e placas Arduino

Mantenha suas estruturas seguras com o monitoramento!

Garantir a segurança das estruturas é um desafio constante para os responsáveis pela construção e manutenção de obras civis. O monitoramento de estruturas, uma prática antiga usada para a construção de aquedutos há milhares de anos, ajuda na avaliação da segurança estrutural, permitindo a detecção precoce de danos ou falhas estruturais. Essa técnica tem sido bastante praticada na Europa, nos EUA e na Ásia, e agora ganha força no Brasil, onde o IPT tem atuado na construção da infraestrutura urbana nacional.

Vantagens do monitoramento de estruturas

O monitoramento de estruturas oferece diversas vantagens, tais como:

  • Maior vida útil das estruturas: o monitoramento permite detectar sinais de falhas ou danos precoces, permitindo que as medidas corretivas sejam tomadas antes que os danos se tornem graves.
  • Segurança: com o monitoramento é possível avaliar a segurança das estruturas e evitar acidentes.
  • Redução dos custos: com os avanços da tecnologia, dispositivos móveis que usam sensores tornaram-se mais baratos, permitindo que sistemas de monitoramento sejam implementados em obras menores.

O que é monitoramento de estruturas?

Monitoramento de estruturas é uma prática que foi usada para a construção de aquedutos complexos há milhares de anos. Ele é usado para medir e acompanhar as estruturas, permitindo detecção precoce de danos ou falhas estruturais e evitando acidentes. Hoje com a inserção de programas como a Realidade Aumentada, já é possível se descobrir problemas antes de se iniciar uma obra. Isso significa que quando se juntam esses programas, um com o outro, a capacidade de descobertas se multiplica muito.

Por que é importante fazer o monitoramento?

Monitorar as estruturas é importante para garantir a segurança e aumentar a vida útil das obras civis. O monitoramento permite detectar sinais de falhas ou danos precoces, permitindo que as medidas corretivas sejam tomadas antes que os danos se tornem graves, e fora de controle.

Mantenha suas estruturas seguras com o monitoramento!
Mantenha suas estruturas seguras com o monitoramento! – Fonte/Reprodução: Original

Como é possível fazer esse monitoramento?

Atualmente é possível fazer o monitoramento usando dispositivos móveis com sensores, como celulares, tablets e drones. Estes dispositivos geralmente usam placas Arduino e softwares open source para coletar dados dos sensores e enviá-los para um servidor para análise. Essa Indústria caminha a passos largos, juntamente com outras que fazem uso da inteligência artificial.

 

Deixe um comentário