Robôs: A Nova Realidade nos canteiros de obras

A nova realidade nos canteiros de obras. A construção civil vem evoluindo ao longo dos anos graças às inovações tecnológicas que permitem a melhoria de métodos de produção. Atualmente, os robôs estão sendo considerados como uma das mais importantes ferramentas para modernizar o setor da construção civil. Neste artigo vamos explorar como os robôs estão contribuindo para a modernização do setor e como eles podem ajudar a melhorar as técnicas construtivas.

Uso de Robôs na Construção Civil: A nova realidade nos canteiros de obras!

Já sabemos que em todo o mercado de trabalho, existem essas figuras, os robôs, que são máquinas que executam as tarefas humanas, especialmente as que estão classificadas como tarefas perigosas, tanto pelo fato de serem tarefas repetitivas, como também as tarefas onde os riscos são muito grandes e nesse último caso, vinha havendo muitos acidentes com os trabalhadores. Temos esses robôs em toda espécie de serviços, onde pessoas usam uma espécie de exoesqueleto, uma cobertura que fica por fora do corpo para auxiliar em levantamentos de pesos muito grandes, e por aí vai.

Robôs: A Nova Realidade nos canteiros de obras
Robôs: A Nova Realidade nos canteiros de obras – Fonte/Reprodução: Original

Robôs que auxiliam em demolições já que nesse caso haviam muitos acidentes com os operários, temos robôs pedreiros, fazendo assentamento de tijolos, com uma grande perfeição, só falham quando o quesito requer melhoria em acabamentos, más mesmo assim completam tarefas que antes ninguém imaginaria ser possível uma máquina completa-las. Temos nas minas, onde se prospectam minérios, caminhões que são dirigidos por si próprios, sem ninguém dirigindo.

E as vantagens são muitas, e vão desde a excelência na precisão dos movimentos, até na redução dos acidentes com humanos, melhorando o tempo de obras e diminuindo seus gastos, trazendo uma grande economia na redução dos custos finais das obras. E isso nem falamos das linhas de produção que trabalham com a tecnologia 3D, que trazem as peças prontas ou fazem no próprio canteiros, para apenas serem montadas e finalizadas as construções.

CaracterísticaDescriçãoExemplo
Uso de robôsUtilização de robôs para aumentar a produtividade e diminuir riscos.Demolições, serviços de alvenaria, perfuração, exoesqueletos.
VantagensColaboração entre máquinas e humanos; melhoria da precisão de movimentos; redução dos índices de acidentes no trabalho; obras finalizadas com mais facilidade no tempo planejado; aumento da produtividade; e redução nos custos com mão de obra, essa é A nova realidade nos canteiros.Redução de custos com mão de obra.
TendênciasImpressão 3D e grandes linhas de produção alimentadas por máquinas.Construção de prédios com mais eficiência e menos custos.
veja a tabela acima

Robôs: A nova realidade nos canteiros da Construção Civil

Com o avanço da tecnologia, o setor da construção civil tem sofrido mudanças significativas nos últimos anos. A utilização de robôs é uma realidade cada vez mais presente nesse ramo, com diversas aplicações para aumentar a produtividade e diminuir riscos.

Atualmente, as construtoras já estão implementando a tecnologia e construindo cases de sucesso. Os robôs podem ser usados durante demolições, serviços de alvenaria, perfuração e até mesmo com exoesqueletos para diminuir a utilização da energia dos colaboradores e reduzir acidentes de trabalho. Além disso, as tendências que ganharam maior popularidade nos próximos anos são a impressão 3D e grandes linhas de produção alimentadas por máquinas, possibilitando a construção de prédios com mais eficiência e menos custos.

O que são robôs essa nova realidade nos canteiros?

Robôs são dispositivos que podem desenvolver algumas atividades, funcionando por controle humano, por programação prévia ou autonomamente.

Quais são as vantagens de usar os robôs na construção civil como a nova realidade nos canteiros?

Robôs: A Nova Realidade nos canteiros de obras
Robôs: A Nova Realidade nos canteiros de obras – Fonte/Reprodução: Original

As principais vantagens são: colaboração entre máquinas e humanos; melhoria da precisão de movimentos; redução dos índices de acidentes no trabalho; obras finalizadas com mais facilidade no tempo planejado; aumento da produtividade; e redução nos custos com mão de obra.

Quais são as tendências para os próximos anos com essa nova realidade nos canteiros?

As principais tendências para os próximos anos são a impressão 3D e grandes linhas de produção alimentadas por máquinas, possibilitando a construção de prédios com mais eficiência e menos custos.

 

1 comentário em “Robôs: A Nova Realidade nos canteiros de obras”

Deixe um comentário