A robótica na Construção civil!

A robótica está mudando o rumo da construção civil no mundo inteiro. A tecnologia está sendo usada para aprimorar a construção de edifícios, melhorar a infraestrutura e muito mais. Neste artigo, vamos explorar como a robótica está revolucionando a construção civil. Então, continue lendo para saber mais.

A robótica na Engenharia Civil e seus Países Líderes

A robótica na Construção civil!
A robótica na Construção civil! – Fonte/Reprodução: Original

Hoje, a Construção civil está tão avançada que algumas profissões já são ocupadas por robôs, como é o caso da profissão de quem trabalhava com demolições. Os robôs estão muito avançados nessa parte da construção, civil, elevando os índices de eficiência e deixando os números de acidentes zerados em toda área da construção. A grande vantagem é o fato da eficiência, pois o erro nesses casos não existe.

TecnologiaDescriçãoPaíses líderes
ERODemole estruturas de concretoSuécia
Robô construtorMinimiza erro humano em obrasInglaterra e Japão
GPS, GIS, RFID e sensores remotosGestão de recursos na engenharia civilEstados Unidos, Japão e Grã-Bretanha
Imprimir casas 3DFabrica casas em questão de horasUniversidade de Southern California (EUA)
veja a tabela acima

Tecnologia avançada: Construção civil global adere a robótica!

A Construção civil global vem aderindo cada vez mais à robótica, com Estados Unidos, Japão e Grã-Bretanha sendo os líderes mundiais em desenvolvimento de equipamentos inteligentes. Coreia do Sul, China, Índia e Brasil também passaram a consumir máquinas em ritmo acelerado, de acordo com a Associação Internacional de Automação e Robótica na Construção (IAARC).

Os destaques são máquinas que demoliam estruturas de concreto utilizando jatos de água de alta pressão, além de dispositivos que ajudam a minimizar o erro humano em obras.

Novidades da Robótica na Construção Civil

a Robótica que demole estruturas de concreto

Batizada de ERO, a máquina permite que o aço armado fique completamente limpo e possa ser reutilizado, separando também o cimento do agregado através de um processo de decantação faseada. Resultado de parceria entre a desenvolvedora de tecnologia Omer Haciomeroglu e o Instituto Umea de Design – ambos suecos -, a máquina se encontra em fase experimental.

Robô construtor, a robótica tomando conta

Outra inovação é o dispositivo que ajuda a minimizar o erro humano em obras. Chama-se “robô construtor” e utiliza a tecnologia laser EDM para escanear paredes, fiscalizar nivelamentos e investigar se o projeto é seguido à risca. O equipamento é uma parceria anglo-nipônica (Inglaterra e Japão) e permite também verificar as instalações elétricas e hidráulicas das edificações.

Dispositivos Avançados com a robótica

Na última edição da feira sobre robótica na construção civil foram abordados temas como o uso de GPS, GIS, RFID e sensores remotos na construção, além de gestão de recursos na engenharia civil, avaliação não invasiva e não destrutiva de estruturas de engenharia civil, planejamento na construção, simulação e visualização em computador e reabilitação estrutural assistida por softwares. Porém nenhuma destas tecnologias está disponível no Brasil devido à alta carga tributária para importações.

Imprimir Casas 3D com a robótica

O próximo passo da robótica é utilizar o conceito das “impressoras 3D” para fabricar casas, onde pesquisadores da Universidade de Southern California nos Estados Unidos buscam unir a técnica chamada de “modelagem de contorno” à extrusão de concreto para levantar edificações em questão de horas. Esta universidade conseguiu recentemente financiamento.

Onde surgiram os primeiros equipamentos inteligentes para uso em canteiro de obras?

Os primeiros equipamentos inteligentes para uso em canteiro de obras surgiram nos Estados Unidos, Japão e Grã-Bretanha.

A robótica na Construção civil!
A robótica na Construção civil! – Fonte/Reprodução: Original

Porque a robótica ainda não está disponível no Brasil?

Nenhuma destas tecnologias está disponível no Brasil devido à alta carga tributária para importações.

O que é o robô construtor?

Robô construtor é um dispositivo que ajuda a minimizar o erro humano em obras. Ele utiliza a tecnologia laser EDM para escanear paredes, fiscalizar nivelamentos e investigar se o projeto é seguido à risca.</p

 

Deixe um comentário