Aprenda a Fazer a Distinção Entre Fossa Séptica e Sumidouro!

Muitos não sabem, mas existem diferenças entre fossa séptica e sumidouro. Por isso, neste artigo, você vai descobrir como distinguir esses dois sistemas de tratamento de resíduos. Além disso, também vai entender melhor o funcionamento de cada um deles. Por fim, este guia completo te ajudará a não mais confundir esses dois conceitos.

Comparação entre Fossa Séptica e Sumidouro

Aprenda a Fazer a Distinção Entre Fossa Séptica e Sumidouro!
Aprenda a Fazer a Distinção Entre Fossa Séptica e Sumidouro! – Fonte/Reprodução: Original

É bom que se saiba que cada um tem sua função no aparelho de saneamento. Um cuida dos dejetos e o outro da parte líquida, é simples assim. Portanto a partir de hoje não temos mais nenhuma dúvida.

CaracterísticaFossa SépticaSumidouro
FunçãoTratamento dos dejetosDestinar parte dos efluentes para o ambiente
Processo de funcionamentoDecantação e decomposiçãoFiltração em cascalhos e pedras
Cuidados na instalaçãoContar com profissionais e verificar localVerificar distância mínima e solo
veja a tabela acima

Aprenda a Fazer a Distinção Entre Fossa Séptica e Sumidouro!

A fossa séptica e o sumidouro são estruturas importantes para a qualidade de vida das pessoas, especialmente em áreas rurais. Estas estruturas trabalham em conjunto para garantir que os esgotos sejam tratados corretamente e não prejudiquem o meio ambiente. Neste artigo, explicaremos as diferenças entre fossa séptica e sumidouro, como cada uma funciona e alguns cuidados necessários para garantir que a instalação seja feita corretamente.

Explicando a Diferença entre Fossa Séptica e Sumidouro

A fossa séptica é usada principalmente em locais rurais sem sistemas de coleta de esgotos. Ela funciona através de diversos processos químicos e biológicos para garantir o tratamento dos dejetos, neutralizando os efeitos nocivos à natureza. A primeira etapa do funcionamento da fossa séptica é a coleta do material dentro do tanque séptico. O primeiro processo se chama decantação, onde a gravidade separa os líquidos dos sólidos. Os dejetos sólidos ficam depositados no fundo do tanque, formando o que é chamado de “lodo”.

Logo após a separação entre as partes sólidas e líquidas do esgoto começa o processo de decomposição, realizado por bactérias anaeróbicas. A ideia é que as bactérias também neutralizem boa parte da nocividade dos gases. Depois disso, os dejetos ficam divididos entre lodo, dejetos líquidos e escuma (camada quase sólida que boia na parte líquida).

O sumidouro faz parte do sistema de fossa séptica e desempenha uma importante função na hora de tratar os efluentes da residência. Ele precisa ser instalado de acordo com as regras que impõem a distância mínima e o tipo de solo em que ele precisa ser colocado. A ideia do sumidouro é destinar parte dos efluentes para “sumir” no ambiente, sem prejudicar a flora, fauna e recursos naturais do ambiente. Ele filtra a água dos dejetos em um filtro natural de cascalhos e pedras, devolvendo lentamente para o solo de maneira segura.

Principais cuidados para instalar a Fossa Séptica e Sumidouro

Por ser um sistema complicado que lida com dejetos perigosos, é preciso tomar alguns cuidados na montagem e instalação da fossa séptica. A primeira dica é sempre contar com profissionais para realizar a instalação, limpeza e manutenção das fossas. Além disso, é importante verificar se o local onde será instalada a fossa está devidamente preparado para receber a estrutura. É necessário verificar se há uma boa ventilação no local, se as tubulações estão bem colocadas para garantir um bom fluxo dos esgotos, se há fontes próximas onde possam existir vazamentos etc.

O que é uma fossa séptica e sumidouro, um e o outro?

Uma fossa séptica é usada principalmente em locais rurais sem a presença de sistemas de coleta de esgoto. Ela funciona através de diversos processos químicos e biológicos para garantir o tratamento dos dejetos e anular os efeitos nocivos à natureza.

Qual a função do sumidouro?

Aprenda a Fazer a Distinção Entre Fossa Séptica e Sumidouro!
Aprenda a Fazer a Distinção Entre Fossa Séptica e Sumidouro! – Fonte/Reprodução: Original

O sumidouro faz parte do sistema da fossa séptica e tem como função destinar parte dos efluentes para “sumir” no ambiente, sem prejudicar a flora, fauna e recursos naturais do ambiente.

Quais cuidados devo ter na hora da instalação da Fossa Séptica e Sumidouro?

É importante contar com profissionais para realizar a instalação, limpeza e manutenção das fossas. Além disso, verifique se o local onde será instalada está devidamente preparado para receber a estrutura.

 

Deixe um comentário