A Transformação dos Banheiros ao longo dos Séculos!

Os banheiros ao longo dos séculos evoluíram muito, e se transformaram de um espaço de necessidade básica para um lugar onde a usabilidade, conforto e estética têm sido cada vez mais incorporados. Neste artigo, vamos embarcar numa jornada para descobrir como a privacidade e a higiene foram sendo transformadas ao longo da história.

Evolução do Banheiro ao Longo dos Séculos

Através dos tempos, muitas coisas mudaram na construção civil, foram aparecendo novas técnicas e até mesmo os profissionais, se adaptam para produzir mais com menos erros e criam novas maneiras de fazer as mesmas coisas de antes inovando ferramentas e se adaptando, tudo para produzir mais, em menos tempo, sem incorrer em erros grotescos é claro. Agora no quesito banheiro, tudo mudou desde sua invenção.

A Transformação dos Banheiros ao longo dos Séculos!
A Transformação dos Banheiros ao longo dos Séculos! – Fonte/Reprodução: Original

Ferragens, bacias sanitárias, banheiras, espelhos, papel higiênico. Se fosse para ficar enumerando, com certerza ainda teria muito o que escrever, más a verdade é que o banheiro mudou muito desde os primeiros modelos para cá. Quem nunca viu um banheiro lá da orígem, procure na internet, porque para aquela época já era uma grande evolução, imaginem hoje!

SéculoCaracterísticaInovação
XVIBanheiros para PoucosBanheiras de Aço para Manter o Calor
XVIIPerfumes para Disfarçar o “Cheirinho”Assento Sanitário Cômoda
XVIIIEspelhos para TodosTubo S de Alexander Cummings
XIXEstreia do Papel HigiênicoRedes de Esgoto
XXAzulejos e Pisos CerâmicosIluminação Natural no Ambiente
vejam a tabela acima

A Transformação dos Banheiros ao longo dos Séculos: Uma Jornada de Conforto e Estética.

Nos últimos cinco séculos, o banheiro evoluiu desde luxo para poucos, até se tornar a comodidade que conhecemos hoje. Desde o início do século XVI, quando as banheiras eram usadas apenas por aqueles que podiam pagar por elas, até a introdução de revestimentos de fibra de vidro e banheiras ovais no século XXI, os banheiros passaram por grandes transformações em sua funcionalidade, conforto e estética.

Relatório da Evolução dos Banheiros ao longo dos Séculos

Século XVI: Banheiras para Poucos, Banheiros ao longo dos Séculos

No início do século XVI, ter uma banheira em casa era um luxo para poucos. A peste negra também foi responsável por fechar os banheiros públicos, forçando as pessoas a construírem seus próprios. Esses banheiros eram chamados de “guarda-roupa” e consistiam em um buraco no chão pendurado sobre a rua e o lavabo era apenas um balde pendurado na lareira.

Século XVII: Perfumes para Disfarçar o “Cheirinho” dos Banheiros ao longo dos Séculos

No século XVII, as pessoas não tomavam mais banhos em público. A família tinha que se revezar para usar a água quente da banheira de casa, que passou a ser forrada com aço para mantê-la quente por mais tempo. Além disso, as pessoas tinham que abusar dos perfumes para disfarçar o cheiro desagradável.

Século XVIII: Espelhos Para Todos nos Banheiros ao longo dos Séculos

Na década de 1720, o assento sanitário conhecido como “cômoda” se popularizou. As pessoas mantinham uma panela de porcelana ou cobre embaixo do buraco até que Alexander Cummings inventou o tubo S em 1775. Foi então que os espelhos passaram a ficar mais acessíveis para todos.

Século XIX: Estreia do Papel Higiênico dos Banheiros ao longo dos Séculos

Durante a Revolução Industrial, surgiram as redes de esgoto e os primeiros rolos de papel higiênico passaram a ser vendidos na loja de departamentos Harrods em 1880. Isso permitiu o surgimento do banheiro moderno, que acabou com as superlotadas privadas que levaram o Reino Unido a uma grave crise de saúde pública.

Século XX: Azulejos e Pisos Cerâmicos nos Banheiros ao longo dos Séculos

Na década de 1950, foram introduzidos os azulejos e os pisos cerâmicos nos banheiros. Eles tornaram possível ter uma maior variedade de cores e texturas nos banheiros e melhoraram a iluminação natural no ambiente, tornando-se parte importante da decoração moderna dos banheiros.

Quando surgiu a primeira banheira nos Banheiros ao longo dos Séculos?

A Transformação dos Banheiros ao longo dos Séculos!
A Transformação dos Banheiros ao longo dos Séculos! – Fonte/Reprodução: Original

A primeira banheira surgiu no início do século XVI, mas era apenas um luxo para poucos.

Quando foram introduzidos os azulejos nos banheiros ao longo dos séculos?

Os azulejos foram introduzidos na década de 1950 e tornaram possível ter uma maior variedade de cores e texturas nos banheiros.

O que trouxe mais conforto para os banheiros ao longo dos séculos?

A introdução do papel higiênico na década de 1880 trouxe mais conforto para os banheiros, pois acabou com as superlotadas privadas que levaram o Reino Unido a uma grave crise de saúde pública.

 

Deixe um comentário