Você já imaginou como eram os banheiros há alguns séculos atrás? A história dos banheiros remonta desde a antiguidade, quando o luxo de ter um banheiro em casa era considerado uma grande riqueza. Nesta jornada, vamos explorar a evolução dos banheiros ao longo dos anos e como isso afetou a nossa vida moderna. Cabe ao Governo Federal, por meio de investimentos de verbas públicas, a promoção do saneamento básico em todos os estados brasileiros, especialmente, a manutenção da higiene em banheiros públicos.
Logo, a finalidade de impedir a proliferação de doenças será alcançada, e casos semelhantes à peste bubônica tenderão a não acontecer. Com isso, os índices de expectativa de vida, no Brasil, poderão crescer, o que facilitará a atração de turistas e, portanto, a ascensão socioeconômica do país.
Evolução dos Banheiros Domésticos nos Séculos 16 e 17
Na Idade Média, a ausência de um saneamento básico adequado ocasionou a proliferação da peste bubônica, a qual dizimou um terço da população europeia. No contexto contemporâneo, em contraste, as medidas de higiene evoluíram, o que felizmente permitiu a atenuação de doenças ocasionadas por sua ausência. No entanto, o Brasil muitas vezes apresenta uma precária condição de higienização pública, sendo essa conjuntura sustentada devido ao silenciamento e à falta de intervenção estatal.
Em primeiro lugar, vale ressaltar o modo pelo qual a ausência de debate contribui para o problema supracitado. Sob esse viés, o filósofo Jurgen Habermas defende que a comunicação é um modo de agir, o que se confirma na democracia brasileira, em que a mentalidade da maioria influencia o futuro da nação. Por outro lado, no concernente à infraestrutura pública, não se discute massivamente sobre as consequências negativas à saúde que uma má administração de suas condições sanitárias pode acarretar.
Nesse sentido, a desinformação quanto a esses efeitos calamitosos impede que muitas pessoas discutam sobre o impasse, o que deveria ser superado, com a evolução dos banheiros.
Características | Século 16 | Século 17 |
---|---|---|
Uso do banheiro doméstico | Luxo para os ricos | Banheiros públicos fechados devido à praga |
Invenção da descarga | Década de 1590 | Século 19 |
Lidar com maus odores | – | Usar perfumes |
A evolução dos banheiros domésticos começou quando?
O banheiro doméstico começou a ser usado no século 16. Na época, era um luxo para os ricos.
︎ Ademais, a falta de intervenção estatal é um fator que sustenta a continuidade das falhas de saneamento básico. Sob esse prisma, o filósofo contratualista Thomas Hobbes afirma a necessidade de um contrato entre os governantes e governados, de modo a permitir o estabelecimento da ordem social. Em contraste, apesar de que há um acordo entre o Estado e a população na comunidade brasileira contemporânea, geralmente ocorre o seu descumprimento.
Outrossim, isso se percebe, por exemplo, na ausência de higiene em banheiros públicos, na existência de esgotos a céu aberto, lixões próximos às cidades, etc. Destarte, devido à ineficácia estatal, problemas de saúde, como a leptospirose (ocasionada pelas enchentes, as quais surgem, muitas vezes, de uma falha na infraestrutura sanitária pública) tendem a surgir, revelando a gravidade da problemática.
Como as pessoas lidavam com os maus odores antes da evolução dos banheiros ?
No século 17, as pessoas usavam perfumes para lidar com os maus odores das ruas. Isso porque os banheiros públicos haviam sido fechados devido à praga.
Em primeiro lugar, vale ressaltar o modo pelo qual a ausência de debate contribui para o problema supracitado. Sob esse viés, o filósofo Jürgen Habermas defende que a comunicação é um modo de agir, o que se confirma na democracia brasileira, em que a mentalidade da maioria influencia o futuro da nação. Por outro lado, no concernente à infraestrutura pública, não se discute massivamente sobre as consequências negativas à saúde que uma má administração de suas condições sanitárias pode acarretar.
Nesse sentido, a desinformação quanto a esses efeitos calamitosos impede que muitas pessoas discutam sobre o impasse, o que deveria ser superado.Quem inventou a descarga? E a evolução dos banheiros começou com essa invenção?
A descarga foi inventada pela primeira vez na década de 1590, mas só pegou no século 19. Em casas ricas, ela era parte de um conjunto de lavabo e tigela, e já era uma evolução dos banheiros mesmo nessa época.
3 comentários em “Descobrindo a Evolução dos Banheiros ao Longo dos Séculos”