7 Formas de Transformar a Construção Civil com Inovações Tecnológicas!

Com Inovações Tecnológicas a construção civil sempre esteve ligada ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras. O avanço desta área tem sido fundamental para o desenvolvimento sócio econômico, pois permite a criação de edifícios, estradas, pontes e outras infraestruturas importantes para o desenvolvimento. Porém, com o aumento da pressão ambiental, a construção civil deve adotar novas soluções para garantir maior eficiência e menor impacto ambiental. Nesse contexto, descubra neste artigo como novas tecnologias estão mudando o futuro da construção civil e que medidas podem ser adotadas para tornar a construção mais sustentável e eficiente.

Inovações Tecnológicas na Construção Civil

7 Formas de Transformar a Construção Civil com Inovações Tecnológicas!
7 Formas de Transformar a Construção Civil com Inovações Tecnológicas! – Fonte/Reprodução: Original

O que não falta são inovações, todos os dias tem novidades que são agregadas, o problema para o nosso País é só a demora que chegam para nos beneficiar.

Inovação TecnológicaBenefíciosExemplo
ExoesqueletosMaior segurança para os trabalhadoresMonitoram os dados vitais dos trabalhadores e atmosféricos
Redes 5GMelhora a comunicação remota e o feedback de vídeo em tempo realTodos os envolvidos acessam as informações do projeto em uma única plataforma
Redução das emissões de carbonoRedução das emissões de carbono nas obrasFerramenta EC3 da Skanska EUA para calcular as emissões de carbono incorporadas nos materiais de construção
Construção circularMaior economia na produção da obraEliminar o desperdício e promover o uso contínuo dos recursos
Inteligência artificial e aprendizado computacionalOtimizar o processo produtivoMelhorar a produtividade no canteiro de obras, gerenciar tarefas e calcular custos
Construção modular pré-fabricadaMaior controle dos custosMais baratas e mais rápidas para montar do que as residências tradicionais
BlockchainMaior transparência na execução da obraOferece segurança e responsabilidade para todos os envolvidos na construção

7 Formas de Transformar a Construção Civil com Inovações Tecnológicas!

A construção civil tem se beneficiado nos últimos anos das inovações tecnológicas, que prometem melhorar a segurança, a produtividade e a eficiência nas obras. Entre elas, destacam-se exoesqueletos, redes 5G, redução das emissões de carbono, construção circular, inteligência artificial, construção modular pré-fabricada e blockchain.

Como essas inovações tecnológicas podem melhorar a indústria da construção civil?

1. Exoesqueletos:

Os exoesqueletos são equipamentos vestíveis que fornecem força extra aos trabalhadores para levantar pesos sem esforço. Eles também monitoram os dados vitais dos trabalhadores e atmosféricos. Isso garante maior segurança para os trabalhadores.

2. Redes 5G:

As redes 5G, é uma das inovações tecnológicas, e permitem que todos os envolvidos em um projeto de construção acessem as informações do projeto em uma única plataforma. Isso melhora a comunicação remota e o feedback de vídeo em tempo real.

3. Redução das emissões de carbono:

A ferramenta EC3 da Skanska EUA permite calcular as emissões de carbono incorporadas nos materiais de construção. Assim, é possível reduzir as emissões de carbono nas obras.

4. Construção circular é mais uma das inovações tecnológicas:

O objetivo deste conceito é eliminar o desperdício e promover o uso contínuo dos recursos. Isso permite maior economia na produção da obra.

5. Inteligência artificial e aprendizado computacional:

Essas tecnologias são usadas para melhorar a produtividade no canteiro de obras, gerenciar tarefas e calcular custos. Assim, torna-se possível otimizar o processo produtivo.

6. Construção modular pré-fabricada:

As construções modulares pré-fabricadas são mais baratas e mais rápidas para montar do que as residências tradicionais. Isso torna possível um maior controle dos custos.

7. Blockchain:

O blockchain oferece segurança e responsabilidade para todos os envolvidos na construção, além de permitir o compartilhamento de dados confiáveis entre eles. Isso garante maior transparência na execução da obra.

.

O que são exoesqueletos?

Os exoesqueletos são equipamentos vestíveis que fornecem força extra aos trabalhadores para levantar pesos sem esforço.

Como as redes 5G podem melhorar o processo?

As redes 5G permitem que todos os envolvidos em um projeto de construção acessem as informações do projeto em uma única plataforma, melhorando assim a comunicação remota e o feedback de vídeo em tempo real.

Qual é o objetivo da construção circular?

7 Formas de Transformar a Construção Civil com Inovações Tecnológicas!
7 Formas de Transformar a Construção Civil com Inovações Tecnológicas!7 Formas de Transformar a Construção Civil com Inovações Tecnológicas! – Fonte/Reprodução: Original

O objetivo da construção circular é eliminar o desperdício e promover o uso contínuo dos recursos.

Quais são os benefícios do blockchain na construção civil?

O blockchain oferece segurança e responsabilidade para todos os envolvidos na construção, além de permitir o compartilhamento de dados confiáveis entre eles.

 

Deixe um comentário