Como Identificar Vazamentos da água em Sua Casa!

Detectar vazamentos é uma tarefa importante para quem procura economizar dinheiro e evitar danos à sua propriedade. Neste artigo, trazemos informações sobre como identificar e prevenir vazamentos, para que você possa economizar e preservar a sua casa!

Ações para identificar vazamentos da Água

Como está demonstrado nessa tabelinha abaixo é muito simples de se identificar possíveis vazamentos da água em sua casa, e aqui deixamos muito claro que entre todas as possíveis formas de vazamento a mais difícil de se identificar vem a ser o vazamento pela válvula da descarga do aparelho sanitário, principalmente se ela for do modelo denominado de descarga acoplada, pois para a identificação seria necessário se colocar algum material muito leve, e que não solte muita tintura na água, pois o objetivo seria observar o fundo do vaso e ver se as menores partículas se movimentam para a saída do esgoto.

Como Identificar Vazamentos da água em Sua Casa!
Como Identificar Vazamentos da água em Sua Casa! – Fonte/Reprodução: Original

Observamos que sempre existem técnicas que nos orientam em como devemos proceder em casos de comprovação do sumiço da água armazenada na caixa, proceda de acordo com elas e faça sua observação com segurança e objetividade, pois todas as observações são simples e objetivas e não há outra alternativa, em caso de seu resultado ser positivo para vazamento, proceda de forma a resolver seu problema, pois água é um produto natural e devemos agir com intrepidez para solucionar o problema já que é uma fonte de vida, findável.

Caso não esteja ao seu alcance , a solução do seu problema, procure ajuda com quem entende, nem que seja para pedir orientação e sanar o vazamento do seu sistema de abastecimento.

AçãoDescriçãoResultado
Fechar torneirasFeche todas as torneiras uma hora antes de dormirInterromper o consumo de água
Leitura hidrômetroFaça uma leitura do hidrômetro e no dia seguinte (6 horas depois), faça uma nova leitura do hidrômetroVerificar se o indicador do hidrômetro se moveu durante a noite
Verificar instalaçõesVerifique as instalações hidráulicas e preste atenção em paredes úmidas e ladrilhos soltosIdentificar possíveis vazamentos
veja a tabela acima

Descubra Como Identificar Vazamentos da água em Sua Casa!

Agora mesmo, é possível descobrir se há vazamentos da água em sua casa. O procedimento é simples: basta fechar todas as torneiras uma hora antes de dormir, fazer uma leitura do hidrômetro e no dia seguinte (6 horas depois), fazer uma nova leitura do hidrômetro. Se o indicador do hidrômetro se moveu durante a noite e não houve consumo de água, é porque existe vazamento.

Os vazamentos ocorrem principalmente nas torneiras, válvulas ou caixas de descarga e na caixa d’água. Verifique como estão suas instalações hidráulicas e preste atenção em paredes úmidas e ladrilhos soltos. Além disso, é importante verificar possíveis vazamentos em torneiras, vasos sanitários, canos alimentados diretamente pela rede da Saerp, canos alimentados pela caixa d’água, reservatórios subterrâneos de edifícios e vazamentos de água na rua.

Perguntas Frequentes

O que devo fazer para identificar vazamentos da água em minha casa?

É necessário realizar um teste: feche todas as torneiras e não utilize mais água. Deixe os registros abertos normalmente. Uma hora depois (após a caixa d’água encher), faça a leitura de seu hidrômetro e anote a leitura. No dia seguinte (no mínimo 6 horas depois), antes de ligar as torneiras, faça uma nova leitura do hidrômetro.

Onde devo verificar possíveis vazamentos da água?

Como Identificar Vazamentos da água em Sua Casa!
Como Identificar Vazamentos da água em Sua Casa! – Fonte/Reprodução: Original

É importante verificar possíveis vazamentos nas torneiras, vasos sanitários, canos alimentados diretamente pela rede da Saerp, canos alimentados pela caixa d’água, reservatórios subterrâneos de edifícios e vazamentos de água na rua.

Obs: No caso do Rio grande do Norte, a Companhia responsável pelo abastecimento e manutenção da rede pública é a Caern- RN.

Quem é responsável por consertar os vazamentos da água dentro de casa?

Os vazamentos dentro de casa são responsabilidade do morador e quanto mais rápido forem realizados, menor será o prejuízo para o morador e para o meio-ambiente.

 

Deixe um comentário