Indícios de vazamento saiba como resolver!

Cada vez mais comum hoje em dia, os vazamentos podem causar problemas consideráveis de saúde e segurança, além de custos adicionais para o proprietário. Por isso, é fundamental entender como identificar e resolver esses problemas de forma eficaz. Neste artigo, você vai descobrir como detectar e solucionar os sinais de vazamento que podem estar afetando a sua casa ou empresa.

Identificação de Vazamentos e Soluções

Indícios de vazamento saiba como resolver
Indícios de vazamento saiba como resolver – Fonte/Reprodução : Original

Indícios de vazamentos, isso é tudo que ninguém gostaria de enfrentar numa residência, pois requer experiência, ou pelo menos paciência, para identificar onde ele está ocorrendo. É verdade que quando ele é dentro da parede é muito mais sério que em uma conexão ou torneira, pois precisaríamos que a partir da mancha da umidade tentar chegar no ponto.

CaracterísticaIndíciosSolução
Teste do vazamentoFechar todas as torneiras uma hora antes de dormir, não utilizar mais água e deixar os registros abertos normalmente.Os consertos dos indícios de vazamentos na rua são responsabilidade da Saerp (caern) e serão realizados pelo serviço. Já os consertos dentro das casas são de responsabilidade do morador.
Sinais de vazamentoParedes úmidas, ladrilhos soltos, água pingando das torneiras quando fechadas, cinzas no fundo do vaso sanitário, água sendo aspirada de um copo colocado na boca da torneira.Os consertos dos vazamentos na rua são responsabilidade da Saerp e serão realizados pelo serviço. Já os consertos dentro das casas são de responsabilidade do morador.
Verificar nível da águaMarcar o nível da água na caixa d’água ou no reservatório subterrâneo e verificar se ele baixou após uma hora.Os consertos dos vazamentos na rua são responsabilidade da Saerp e serão realizados pelo serviço. Já os consertos dentro das casas são de responsabilidade do morador.
veja a tabela acima

Descubra os Indícios de Vazamentos e Saiba Como Resolver o Problema!

A conta de água vem alta? Pode haver vazamento nas suas instalações! O vazamento acontece principalmente nas torneiras, válvulas ou caixas de descarga e na caixa d’água, e pode ser notado por sinais como paredes úmidas e ladrilhos soltos, além do teste do vazamento.

Como detectar se há indícios de vazamentos?

Uma forma simples de detectar se há vazamento em sua casa é realizando o teste do vazamento. Para isso, é preciso fechar todas as torneiras uma hora antes de dormir, não utilizar mais água e deixar os registros abertos normalmente. Após uma hora, faça a leitura do hidrômetro. No dia seguinte, antes de ligar as torneiras, faça uma nova leitura do hidrômetro. Se o indicador do hidrômetro se mover durante a noite e não houve consumo de água, significa que existe um vazamento.

Outros sinais de vazamento podem ser observados em torneiras (um ping somente quando elas estão fechadas), vasos sanitários (cinzas ficam depositadas no fundo do vaso quando não há vazamento) e canos alimentados diretamente pela rede da Saerp (se a água for aspirada de um copo colocado na boca da torneira, é sinal de vazamento). Canos alimentados pela caixa d’água também podem apresentar vazamentos (marcando o nível da água na caixa e verificando se ele baixou após uma hora).

Já nos reservatórios subterrâneos de edifícios, o vazamento pode ser constatado fechando o registro de saída do reservatório do subsolo e marcando o nível da água. Se ele baixou após uma hora, há vazamento nas tubulações.

Como resolver o problema?

Os consertos dos indícios de vazamentos na rua são responsabilidade da Saerp e serão realizados pelo serviço. Já os consertos dentro das casas são de responsabilidade do morador, pois quanto mais rápido forem realizados, menor será o prejuízo para ele e para o meio ambiente.

Quais são os passos para detectar se há indícios de vazamentos?

Realizar o teste do vazamento; observar sinais como água pingando das torneiras quando fechadas; jogar cinzas no fundo do vaso sanitário; colocar um copo cheio de água na boca da torneira alimentada diretamente pela rede da Saerp; fechar todas as torneiras da casa e desligar os aparelhos que usam água; marcar o nível da água na caixa d’água ou no reservatório subterrâneo e verificar se ele baixou após uma hora.

Indícios de vazamento saiba como resolver
Indícios de vazamento saiba como resolver – Fonte/Reprodução : Original

Quem é responsável pelos consertos a partir dos indícios de vazamentos?

Os consertos dos indícios de vazamentos na rua são responsabilidade da Saerp e serão realizados pelo serviço. Já os consertos dentro das casas são de responsabilidade do morador.

 

Deixe um comentário