A Construção Civil Sustentável: o Futuro do Setor Imobiliário

A Construção Civil Sustentável vem ganhando cada vez mais espaço no setor imobiliário, com a utilização de materiais e práticas que reduzem o impacto ambiental e geram maior eficiência energética. Neste artigo, vamos explicar como essa tendência está transformando o setor e o que isso significa para o futuro.

Benefícios da construção civil sustentável

Na verdade não só a construção civil, como tudo, hoje em dia se volta para o conceito da sustentabilidade, e tem mais, não só o conceito, más a prática também, aceita por todos que se preocupa com o meio ambiente e as próximas gerações. É adotado hoje, pela construção civil, todo um pensamento voltado para o meio ambiente. Não se faz nada sem ante fazer observações se causará algum impacto ambiental, se aquela obra interferirá com algum Bioma, ou afluente, e na verdade a ideia é preservar tudo que se possa, quando o assunto é meio ambiente.

A Construção Civil Sustentável: o Futuro do Setor Imobiliário
A Construção Civil Sustentável: o Futuro do Setor Imobiliário – Fonte/Reprodução: Original

Não devemos avançar sobre a matéria prima como se ela não tivesse fim, para que mais tarde não venhamos a sofrer as consequências pela falta dela, por isso a reutilização, a minimização dos desperdícios, e tudo que influir no equilíbrio da nossa natureza com a necessidade de evoluir.

CaracterísticaDescriçãoBenefícios
Consumo consciente de matéria primaUso consciente de materiais para obras, reduzindo o desperdício.Redução de custos e incentivos fiscais.
Reaproveitamento de resíduosReutilização de materiais para obras, aproveitando o que foi descartado.Redução de custos e incentivos fiscais.
Minimização de desperdíciosUso consciente de materiais para obras, evitando o desperdício.Redução de custos e incentivos fiscais.

A Construção Civil Sustentável: o Futuro do Setor Imobiliário

As empresas do setor imobiliário estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade na construção civil. O grande volume de resíduos gerados nos canteiros de obras, além dos impactos ambientais causados ​​pela extração de matéria-prima e o uso de energia elétrica, tornam indispensável o investimento em práticas sustentáveis.

A adoção de medidas sustentáveis não se trata somente de um diferencial competitivo, mas sim uma exigência cada vez maior para todas as empresas do setor. Estima-se que a economia de recursos naturais gerada por meio de práticas ecoeficientes seja capaz de reduzir os custos das obras em até 15%. Além disso, tais medidas proporcionam incentivos fiscais, maior conforto aos clientes finais, melhor argumento de venda e maior apelo visual.

Perguntas Frequentes sobre a Construção Civil sustentável

Quais são as vantagens da construção civil sustentável?

A adesão à sustentabilidade na construção civil traz inúmeras vantagens aos empreendedores. O consumo consciente de matéria prima, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios contribuem para a redução de gastos, além de proporcionar incentivos fiscais. Quanto às vantagens para os clientes finais, destacam-se o maior conforto proporcionado por cuidados arquitetônicos sustentáveis, como controle térmico, de luz e demais fatores ambientais; melhor argumento de venda e maior apelo visual.

O governo brasileiro incentiva uma construção civil sustentável?

Sim. O governo brasileiro incentiva obras sustentáveis por meio de financiamentos e descontos em impostos fiscais. O IPTU Verde é um dos principais exemplos disso, desconto que é dado no IPTU para obras que implementarem sistemas ecoeficientes. Algumas dessas práticas incluem captação e reutilização de água; reciclagem e reuso de resíduos de materiais; uso de placas solares para aquecimento de água; uso de placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.

A Construção Civil Sustentável: o Futuro do Setor Imobiliário
A Construção Civil Sustentável: o Futuro do Setor Imobiliário – Fonte/Reprodução: Original

Por que investir em práticas de uma construção civil sustentável?

Investir em práticas sustentáveis não se trata somente de um diferencial competitivo, mas sim uma exigência cada vez maior para todas as empresas do ramo. Sustentabilidade na construção civil é essencial para se destacar no mercado, cuidar do meio ambiente e entregar uma melhor qualidade aos clientes. Ao aderir a essas práticas, a empresa será capaz de gastar menos em suas atividades e ainda elevará a sua imagem perante o mercado demonstrando preocupação com a sustentabilidade na construção civil.

 

Deixe um comentário