O futuro da construção civil: revolução industrializada!

A construção civil está passando por uma transformação revolucionária graças às novas tecnologias. Esta revolução industrializada está permitindo que os projetos sejam realizados de forma mais eficiente, rápida e segura, trazendo benefícios para todos os envolvidos. Neste artigo, discutiremos como a revolução industrializada tem afetado a construção civil e como isso pode melhorar seus projetos.

Vantagens da Industrialização da Construção Civil

Essa revolução industrial, nada mais é do a troca das ferramentas por máquinas, de uma forma que, quando menos se espera uma grande parcela, ou pelo menos uma parcela expressiva do nicho correspondente ao exemplo, começa a usar ferramentas, como é o caso do exemplo, e trazendo aqui para nosso tempo, uma parcela significativa começa a fazer uso de máquinas que substituem os humanos, pelo menos nas tarefas que correspondem a movimentos repetitivos, e cansativos para nós.

O futuro da construção civil: revolução industrializada!
O futuro da construção civil: revolução industrializada! – Fonte/Reprodução: Original

Há casos que as máquinas entram para o mercado apenas porque se quer melhorar a produção, e como nós humanos temos muitas limitações, para se mexer com a velocidade de execução nossa, aumenta muito a probabilidade de erros, então entra as máquinas com seus softwares modernos que enxergam erros antes de acontecer, e isso tudo já vem sendo usado, com as tecnologias 4.0., com suas máquinas cada vez mais modernizadas, com capacidades avançadíssimas se comparados a nós os humanos.

CaracterísticaDescriçãoBenefícios
Industrialização da Construção CivilTécnica que visa aumentar a produtividade e agilidade nos canteiros de obras, utilizando a linha de montagem das fábricas para automatizar processos e introduzir o uso de peças pré-fabricadas.Maior segurança, redução de tempo e desperdício de materiais, além de impactos ambientais menores.
TecnologiasBanheiros prontos, kits hidráulicos e elétricos, paredes de concreto moldadas in loco e sistemas construtivos.Agilidade na construção, integração e organização de todas as informações do projeto.
BIMBuilding Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção).Permite a integração e organização de todas as informações do projeto.

O Futuro da Construção Civil: Revolução Industrializada!

A revolução industrializada da construção civil é um conceito que vem ganhando força no Brasil, com o avanço da indústria 4.0. Esta técnica visa aumentar a produtividade e agilidade nos canteiros de obras, utilizando a linha de montagem das fábricas para automatizar processos e introduzir o uso de peças pré-fabricadas. Os benefícios são consideráveis, como maior segurança, redução de tempo e desperdício de materiais, além de impactos ambientais menores.

Para começar a investir na industrialização da construção civil, é necessário planejar cuidadosamente todos os processos desde as fases iniciais do projeto, utilizando ferramentas como o BIM (Building Information Modeling). Com esse advento da revolução industrializada da construção civil, muita coisa ainda irá acontecer nos próximos 10 anos, pena que vem rolando fora do Brasil há alguns anos e só agora começa a chegar os primeiros escritos sobre as grandes adaptações que essa indústria terá que passar e irá causar um grande espanto no mercado, de forma muito positiva.

O que é a industrialização da construção civil?

A revolução industrializada da construção civil é uma técnica que visa aumentar a produtividade e agilidade nos canteiros de obras, utilizando a famosa técnica da linha de montagem, como é usada nas fábricas, só que com o detalhe das novas tecnologias, onde se descobrem erros ainda nos projetos com o uso da RA(realidade aumentada), e outras ferramentas ainda mais modernas..

Quais são as vantagens da industrialização da construção civil?

Esta técnica promove maior segurança no canteiro de obras, além de diminuir o tempo de construção e os desperdícios de matérias-primas e recursos.

O futuro da construção civil: revolução industrializada!
O futuro da construção civil: revolução industrializada! – Fonte/Reprodução: Original

Como começar a investir na industrialização da construção civil?

Para começar a investir nessa prática, são necessárias algumas tecnologias que podem auxiliar na agilidade da construção, como banheiros prontos, kits hidráulicos e elétricos, paredes de concreto moldadas in loco e sistemas construtivos. É importante pensar na revolução industrializada já na fase do projeto e investir em softwares que permitam a integração e organização de todas as informações do projeto, como é possível com a tecnologia BIM.

 

Deixe um comentário