As estratégias para economizar na fase de acabamento!

Descubra neste artigo as melhores estratégias para economizar na fase de acabamento da sua obra, sem abrir mão da qualidade e do estilo desejado.

Estratégias para economizar na fase de acabamento

As estratégias para economizar na fase de acabamento!
As estratégias para economizar na fase de acabamento! – Fonte/Reprodução: Original

O que é muito comum em quem deseja fazer uma boa economia na fase de acabamento da obra, é correr atrás das pontas de estoque no quesito piso, tintas, ferragens etc.. Verificar na internet se tem alguém vendendo uma sobra de materiais, como telhas, tintas e até restos de pisos. Nesse quesito vale qualquer esforço para baratear o preço final da sua obra.

ItemEstratégia
PinturaOptar por tintas de qualidade intermediária
MateriaisComparar preços e buscar por promoções
ContrataçãoPesquisar por profissionais com bom custo-benefício
veja a tabela acima

Quando estamos construindo ou reformando uma casa, uma das etapas mais importantes é a fase de acabamento. É nessa etapa que definimos os detalhes que vão dar personalidade e estilo ao nosso lar. No entanto, essa fase também pode ser uma das mais caras, o que pode comprometer o orçamento da obra. Por isso, é fundamental buscar estratégias para economizar nessa etapa. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para você economizar na fase de acabamento da sua obra.

Planejamento

Pesquisa de tipos de acabamento disponíveis

Antes de começar a fase de acabamento, é importante fazer uma pesquisa sobre os tipos de acabamento disponíveis no mercado. Assim, você poderá comparar preços e escolher as opções mais econômicas, sem abrir mão da qualidade.

Organização do orçamento por ambiente

Uma estratégia eficiente para economizar na fase de acabamento é organizar o orçamento por ambiente. Dessa forma, você consegue visualizar melhor os gastos e pode priorizar os ambientes que são mais importantes para você. Se você tem um orçamento apertado, por exemplo, pode investir mais na sala de estar e deixar os quartos para uma próxima etapa.

Exemplos de tipos de acabamentos para cozinha

Optar por azulejos simples ao invés de pastilhas, que costumam ser mais caras.

Utilizar bancadas de granito ou mármore sintético ao invés de pedras mais nobres.

Investir em móveis planejados, que aproveitam melhor o espaço e podem ser mais baratos do que móveis prontos.

Aproveitamento de itens existentes no local

Ideias para reaproveitar materiais de construção

Uma maneira de economizar na fase de acabamento é aproveitar itens que já existem no local. Por exemplo, se você está reformando uma casa antiga, pode reaproveitar portas, janelas e até mesmo revestimentos. Além de economizar dinheiro, essa prática também contribui para a sustentabilidade.

Aproveite o acabamento natural dos materiais

Opções para deixar o ambiente mais natural e diferenciado

Uma tendência atual é deixar os materiais com acabamento natural à mostra. Por exemplo, ao invés de revestir uma parede de tijolos com gesso, você pode deixá-la aparente, criando um visual mais rústico e diferenciado. Além de economizar na compra de materiais, essa opção também traz um charme especial para o ambiente.

Priorizar pelo que é essencial

Identificação do que é essencial na fase de acabamento

Na fase de acabamento, é importante identificar o que é essencial e priorizar esses itens. Por exemplo, se você está com o orçamento apertado, pode optar por pintar as paredes ao invés de colocar papel de parede. Ou então, escolher um piso mais simples ao invés de um revestimento mais sofisticado.

Sugestões de acabamentos mínimos

Pintura das paredes;

Piso simples, como cerâmica ou porcelanato de baixo custo;

Portas e janelas básicas;

Iluminação com lâmpadas econômicas;

Acabamentos de banheiro e cozinha mais simples.

Preencha a casa com arquitetura

Criação de jardins e hortas com materiais da obra

Uma maneira de economizar na fase de acabamento é aproveitar os materiais da obra para criar jardins e hortas. Por exemplo, você pode utilizar pedras e sobras de madeira para fazer canteiros e vasos. Além de economizar, você deixa a casa mais bonita e sustentável.

Utilização da luz natural e escolha de lâmpadas econômicas

Outra forma de economizar na fase de acabamento é utilizar a luz natural ao máximo. Posicione janelas estrategicamente para aproveitar a iluminação natural durante o dia. Além disso, escolha lâmpadas econômicas, como as de LED, que consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa.

As estratégias para economizar na fase de acabamento!
As estratégias para economizar na fase de acabamento! – Fonte/Reprodução: Original

Perguntas frequentes sobre como economizar na fase de acabamento da sua obra

Como deixar o ambiente mais natural na fase de acabamento?



Para deixar o ambiente mais natural na fase de acabamento, você pode optar por deixar os materiais com acabamento natural à mostra, como paredes de tijolos aparentes. Isso traz um visual mais rústico e diferenciado.



Quais são os acabamentos mínimos sugeridos?



Os acabamentos mínimos sugeridos são: pintura das paredes, piso simples, portas e janelas básicas, iluminação com lâmpadas econômicas e acabamentos de banheiro e cozinha mais simples.



Como aproveitar a luz natural na fase de acabamento?



Para aproveitar a luz natural na fase de acabamento, posicione janelas estrategicamente para permitir a entrada de luz durante o dia. Além disso, escolha lâmpadas econômicas, como as de LED.



    Deixe um comentário