Qual o melhor acabamento para janelas e portas?

Descubra qual o melhor acabamento para janelas e portas e como escolher a opção ideal para o seu projeto de construção ou reforma.

Comparação de Acabamentos para Janelas e Portas

Qual o melhor acabamento para janelas e portas?
Qual o melhor acabamento para janelas e portas? – Fonte/Reprodução: Original

As portas de madeira maciça ou folhada podem ser acabadas com os mesmos acabamentos indicados para móveis internos. Escolha a aparência – natural ou filme na superfície, lustro. Determine o nível de proteção que a porta necessita, em especial portas de banheiro, sujeitas a bastante umidade. Você pode escolher o acabamento para janelas e portas que melhor lhe favorecer!

AcabamentoVantagensDesvantagens
PinturaDiversidade de coresRequer manutenção periódica
VernizRealça a textura da madeiraMenor durabilidade
LaminaçãoResistente a riscos e umidadeOpções limitadas de cores
veja a tabela acima

Acabamento para janelas e portas

Anodização

Processo químico de anodização

A anodização é um processo de acabamento para janelas e portas, químico que consiste na formação de uma camada de óxido de alumínio na superfície do material. Esse processo é realizado por meio de uma reação eletroquímica, onde o alumínio é submetido a uma corrente elétrica em um banho de ácido sulfúrico.

Proteção transparente, isolante elétrica e resistente de óxido de alumínio

A camada de óxido de alumínio formada durante a anodização possui características importantes, como transparência, isolamento elétrico e resistência à corrosão, como acabamento para janelas e portas. Essas propriedades tornam o acabamento ideal para janelas e portas, garantindo durabilidade e proteção.

Reação eletroquímica do alumínio

A reação eletroquímica que ocorre durante a anodização é responsável pela formação da camada de óxido de alumínio. Nesse processo, o alumínio é oxidado e o oxigênio é reduzido, resultando na formação da camada protetora.

Coloração da película em banho contendo sais metálicos de sulfato de estanho

Para conferir cor à película de óxido de alumínio formada durante a anodização, é utilizado um banho contendo sais metálicos de sulfato de estanho. Esses sais reagem com a camada de óxido, conferindo diferentes tonalidades.

Tratamento de selagem para conferir resistência à corrosão

Após a anodização, é realizado um tratamento de selagem para conferir maior resistência à corrosão. Esse processo consiste em fechar os poros da camada de óxido de alumínio, evitando a entrada de agentes corrosivos e isso é mais um tipo de acabamento para janelas e portas para sua obra.

Cores disponíveis

Quanto as cores, elas são as seguintes: Fosco, inox escovado, preto, champagne, bronze 1001, beje esverdeado, beje, amarelo areia, amarelo sinais e amarelo areia. Como dá para ver é bem variado a forma de acabamento para sua janela e portas para você escolher.

Pintura eletrostática a pó

A pintura eletrostática a pó é um processo de acabamento que utiliza cargas elétricas para fixar a tinta no perfil de alumínio. Nesse processo, o material é pré-tratado para remoção de graxas e óxidos, em seguida é aplicada uma camada de conversão e realizadas lavagens com água deionizada.

Tinta em pó pulverizada e ionizada positivamente no perfil de alumínio

A tinta em pó é pulverizada sobre o perfil de alumínio e, por meio de cargas elétricas, é ionizada positivamente, criando uma atração com o material. Essa ação faz com que a tinta se fixe de forma uniforme e adira ao perfil.

Tinta ecológica, sem solventes e metais pesados

A tinta utilizada na pintura eletrostática a pó é considerada ecológica, pois não contém solventes e metais pesados. Isso contribui para a redução de impactos ambientais e proporciona um acabamento de alta qualidade.

Atendimento às normas ABNT NBR 14125

Os acabamentos para janelas e portas devem atender às normas ABNT NBR 14125, que estabelecem requisitos e métodos de ensaio para avaliação da qualidade dos revestimentos aplicados em perfis de alumínio.

Qual o melhor acabamento para janelas e portas?
Qual o melhor acabamento para janelas e portas? – Fonte/Reprodução: Original

Perguntas frequentes sobre acabamento para janelas e portas

Qual a durabilidade do acabamento para janelas e portas, anodizado?

O acabamento anodizado possui alta durabilidade, sendo resistente à corrosão e a agentes externos. Com os devidos cuidados e manutenção adequada, pode durar por muitos anos.

É possível alterar a cor do acabamento anodizado?

A cor do acabamento para janelas e portas, anodizado é definida durante o processo de anodização, por meio da utilização de sais metálicos. Portanto, não é possível alterar a cor após o processo concluído.

Qual a vantagem da pintura eletrostática a pó em relação à pintura convencional?

A pintura eletrostática a pó possui uma aderência superior em relação à pintura convencional, além de oferecer maior resistência a riscos, desbotamentos e corrosões. Além disso, é uma opção mais sustentável, por não utilizar solventes e metais pesados. E que além de contribuir para sustentabilidade é um dos acabamentos para janelas e portas mais sofisticados.

É possível aplicar o acabamento anodizado em outros materiais além do alumínio?

O acabamento anodizado é específico para o alumínio, pois a reação eletroquímica ocorre apenas nesse material. Portanto, não é possível aplicá-lo em outros materiais.

É necessário realizar manutenção periódica nos acabamentos para janelas e portas?

Sim, é recomendado realizar uma limpeza periódica nos acabamentos para janelas e portas, utilizando produtos adequados e evitando o uso de substâncias abrasivas. Isso contribui para a manutenção da aparência e durabilidade do acabamento.

Deixe um comentário