Como Fazer uma Calçada Estampada em Concreto!

Você já desejou dar um toque único à entrada de sua casa ou estabelecimento? Que tal criar uma calçada estampada em concreto? Nesse artigo, mostraremos como é possível criar um desenho único na sua calçada, tornando a sua entrada ainda mais especial.

Instalação de Calçada estampada

É um revestimento que utiliza técnicas de aplicação para ser instalado. Ele utiliza um piso monolítico em concreto em um acabamento pigmentado. Em resumo, é um piso de concreto pintado e estilizado com várias cores e texturas, indo de acordo com o gosto e necessidade de cada pessoa e/ou ambiente. Ela se originou nos Estados Unidos, tendo se popularizado ainda mais no México. Em Cancun, por exemplo, há o recorde de maior orla de praia com revestida com concreto estampado do planeta. 

Como Fazer uma Calçada Estampada em Concreto!
Como Fazer uma Calçada Estampada em Concreto! – Fonte/Reprodução: Original

Como já mencionado, é mais utilizado em áreas externas, principalmente em calçadas, piscinas e paredes, com as mais diversas texturas. Você com certeza já deve ter visto esse revestimento em ciclovias, jardins, parques ou borda de praias. Os arquitetos cada vez mais têm optado pelo concreto estampado, devido ao elevado grau de sofisticação e durabilidade. Além de todas as outras inúmeras vantagens.

CaracterísticaDescriçãoExemplo
Materiais NecessáriosMateriais utilizados na instalação da calçadaDesmoldante colorido, materiais para estampagem, aplicação e acabamento, endurecedor e concreto.
Passos para instalaçãoEtapas necessárias para instalação da calçadaPreparar a armadura, espessar o piso, lançar o concreto, desempenar, sarrafar, compactar, alisar a superfície, aplicar o endurecedor, o desmoldante colorido e os moldes/formas/desenhos, lavar o local e aplicar uma resina seladora.
Texturas DisponíveisModelos disponíveis para instalação da calçadaCalçadas de cimento, madeira, formas geométricas ou desenhos.
veja a tabela acima

Transforme a sua entrada em algo único: Como Fazer uma Calçada Estampada em Concreto!

Aprenda a instalar e manter a sua calçada estampada em concreto! Com a tendência internacional de concreto estampado ganhando espaço no Brasil, é importante aprender como fazer e manter a sua calçada estampada em concreto. O concreto estampado é versátil, permitindo reproduzir materiais como pedra, cerâmica, madeira e tijolo, e é durável, podendo durar cerca de 10 anos sem reparos.

Instalação da Calçada Estampada em Concreto

O que é necessário para instalar a calçada estampada?

Para instalar a calçada, é necessário contar com ajuda de um profissional capacitado. Além disso, são necessários materiais específicos para começar o processo: desmoldante colorido, materiais para estampagem, aplicação e acabamento, endurecedor e concreto.

A velocidade e praticidade na instalação são pontos a favor, muito embora só possa ser realizado por profissional capacitado, diferente da instalação dos blocos de concreto, por exemplo. A manutenção é bem simples, possui um ótimo acabamento, a durabilidade supera qualquer expectativa (assim como todo material de concreto) e baixo custo.

A execução é tão prática, que garante a eficiência em lajes e outras superfícies além do piso. Ele é bem versátil, então é possível reproduzir inúmeros materiais, como pedra, cerâmica, madeira, tijolo, entre várias outras texturas e cores.

Quais são os passos para instalar a calçada estampada?

O primeiro passo é fazer o reconhecimento da superfície para definir como e onde será feita a instalação. Depois é preciso preparar a armadura e espessar o piso antes de lançar o concreto, desempenar, sarrafar e compactar. No acabamento do concreto é preciso alisar bem a superfície atentando-se às bordas e cantos. Em seguida é necessário aplicar o endurecedor, o desmoldante colorido e os moldes/formas/desenhos antes da aplicação do endurecedor e do desmoldante. Por fim, lave o local onde foi realizada a instalação e aplique uma resina seladora para proteção e destaque.

Como Fazer uma Calçada Estampada em Concreto!
Como Fazer uma Calçada Estampada em Concreto! – Fonte/Reprodução: Original

Quais são as texturas disponíveis para calçada estampada?

Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado que são muito realistas. É possível simular calçadas de cimento, madeira, formas geométricas diferentes ou desenhos que combine com a área externa usando equipamentos adequados para proteger o corpo durante todo o processo.

 

Deixe um comentário