Fique Preparado para a Obra: Aprenda a Montar o Seu Orçamento Agora!

É fundamental saber administrar adequadamente os recursos de uma obra, especialmente quando se trata de um orçamento. Por isso, neste artigo, trazemos informações fundamentais para que você possa montar um orçamento que lhe prepare para qualquer eventualidade que possa ocorrer na sua obra. Acompanhe e saiba como realizar um planejamento financeiro que garanta o sucesso da sua obra!

Custo Final da Construção Civil, o Seu Orçamento

Como podemos ver, a construção civil, está tão dinâmica que até para fazer um orçamento, para que você consiga enquadrar seu sonho com a realidade dos fatos, temos várias formas mais práticas de fazer essa árdua tarefa. Fizemos nossos últimos post’s falando sobre esses assuntos, e aqui abordaremos mais uma vez. Em primeiro lugar vamos sugerir que a pessoa interessada use o CUB, que é uma sigla que possui um jeito todo especial para dar a resposta sobre seu orçamento baseado no seu Estado, ou seja na sua região, já que cada região tem um índice diferente obviamente.

 Fique Preparado para a Obra: Aprenda a Montar o Seu Orçamento Agora!
Fique Preparado para a Obra: Aprenda a Montar o Seu Orçamento Agora! – Fonte/Reprodução: Original

Também temo o SINAPI, que também fornecerá um índice que depois de você fazer as continhas chegará a um número que corresponderá ao seu orçamento. E aqui estamos vendo que o SINDUSCON, que responde pelos construtores, também com uma informação bastante enraizada, que também fornecerá o que você está procurando. Portanto, se eu fosse você usaria os 3 e tiraria daí uma mediatriz, para me firmar com mais solidez.

CaracterísticasDescriçãoReferência
Cotações dos SindusconsTodos os meses, os Sinduscons realizam cotações de preços de vários itens relacionados à construção civil que servem como referência para a cobrança dos projetos e orçamento de obra.Parágrafo 2
Análise da Área CobertaÉ feita uma análise por metro quadrado da estimativa de área coberta do projeto.Parágrafo 3
Custos Financeiros e IndiretosConsumo de água, energia elétrica, gastos com telefone, custo de transporte, pagamento de mão de obra terceirizada, equipamentos, salários, seguros e outros. Impostos que incidem sobre os serviços e encargos sociais, taxas de licenciamento, burocracias e permissões.Parágrafo 4
Lucro da ObraO lucro desejado com a obra é somado a todos os valores.Parágrafo 5
Custo FinalCusto Unitário Básico x Área da Construção + Itens Não Inclusos x Lucro e Despesas Indiretas.Parágrafo 6
veja a tabela acima

Fique Preparado para a Obra: Aprenda a Montar o Seu Orçamento Agora!

Aprender a montar um orçamento de obra é essencial para garantir que todas as despesas necessárias sejam previstas e evitar desperdícios de materiais. Para isso, além da análise do projeto executivo e do memorial descritivo, os profissionais precisam usar cotações dos Sinduscons como referência, bem como aplicativos que auxiliem na tarefa.

Como Fazer o seu Orçamento de Obra?

A realização de um orçamento de obra exige o cálculo de diversas despesas e impostos, desde os custos da concepção da edificação até a entrega da obra. É necessário ter em mãos o projeto executivo e o memorial descritivo para realizar o orçamento corretamente.

Etapas do seu Orçamento de Obra

Cotações dos Sinduscons

Todos os meses, os Sinduscons realizam cotações de preços de vários itens relacionados à construção civil que servem como referência para a cobrança dos projetos e orçamento de obra, o que facilitaria muito a você chegar no seu orçamento.

Análise da Área Coberta para chegar ao Seu Orçamento

É feita uma análise por metro quadrado da estimativa de área coberta do projeto.

Custos Financeiros e Indiretos para facilitar o Seu Orçamento

Custos Financeiros: Consumo de água, energia elétrica, gastos com telefone, custo de transporte, pagamento de mão de obra terceirizada, equipamentos, salários, seguros e outros.

Custos Indiretos: Impostos que incidem sobre os serviços e encargos sociais, taxas de licenciamento, burocracias e permissões.

Lucro da Obra

O lucro desejado com a obra é somado a todos os valores.

Custo Final

Custo Final = Custo Unitário Básico x Área da Construção + Itens Não Inclusos x Lucro e Despesas Indiretas.

Quais são as etapas para fazer o seu orçamento de obra?

 Fique Preparado para a Obra: Aprenda a Montar o Seu Orçamento Agora!
Fique Preparado para a Obra: Aprenda a Montar o Seu Orçamento Agora! – Fonte/Reprodução: Original

As etapas para fazer um orçamento de obra são: cotações dos Sinduscons; análise da área coberta; custos financeiros e indiretos; lucro da obra; custo final.

Quais informações são necessárias para realizar o seu orçamento?

Para realizar o orçamento é necessário ter em mãos o projeto executivo e o memorial descritivo detalhados para fornecer as informações necessárias para a precisão dos cálculos dos gastos para a realização da obra.

Quais recursos podem ser usados para facilitar o seu orçamento?

Os profissionais podem usar cotações dos Sinduscons como referência, além de aplicativos que auxiliem na tarefa.</p

 

Deixe um comentário