Vamos refrescar sua casa sem gastar com ar-condicionado!

O calor intenso do verão pode ser um verdadeiro incômodo para quem não tem um ar-condicionado na casa. No entanto, não é preciso gastar muito para refrescar o ambiente. Nesse artigo, vamos mostrar como refrescar sua casa de forma econômica e sem precisar de um ar-condicionado caro.

Medidas para refrescar sua casa

Todos sabemos que quem mora no Norte e Nordeste do nosso Brasil, sofre um pouco mais com o calor do que quem mora no sul do País, e nesse caso, quando estamos nos preparando para construir nossa casa, temos que pensar em como vai ser a acomodação dos cômodos, pois existe uma maneira que os quartos da casa poderão ficar mais ventilados o ano todo, evitando assim, que haja necessidade de se instalar ar condicionado, já que aumenta muito o consumo de energia. Basta posicionar os quartos do lado leste do lote, pois o sol nasce nesse lado e se pões no lado contrário.

Vamos refrescar sua casa sem gastar com ar-condicionado!
Vamos refrescar sua casa sem gastar com ar-condicionado! – Fonte/Reprodução: Original

Outra medida muito prática para se ter uma casa muito fria o ano todo é, ao invés de cobrir com telha se lajear, e impermeabilizar essa laje com manta asfáltica, ou outro meio, desde que fique realmente bem impermeabilizada, e se crie nessa laje uma espécie de vegetação, que fique bem verde o ano todo e isso com certeza deixará sua casa com se estivesse numa região totalmente fria.

MedidasDescriçãoBenefícios
Posicionamento dos cômodosAs faces norte e oeste recebem maior incidência de raios solares, por isso os quartos devem ser posicionados na face leste, que é a mais fresca durante a tarde.Casa mais fresca
VentilaçãoAbrir janelas e clarabóias segundo a orientação dos ventos (sudeste e nordeste) pode auxiliar na ventilação da casa.Renovação do ar
CoberturaTelhas de barro são mais térmicas do que as de metal, mas se optar por usar as últimas, prefira aquelas com recheio de polipropileno.Redução da temperatura
Outras medidasReforce a fachada com materiais de baixa densidade; opte por vegetação na cobertura; mantenha persianas, portas e cortinas fechadas durante o dia; troque suas lâmpadas antigas por leds; pinte as fachadas de cores claras; use água (espelho d’água ou piscina) para aumentar a umidade relativa do ar.Economia de energia e preservação do meio ambiente

Como refrescar sua casa sem gastar com ar-condicionado: descubra como!

Atualmente, o uso de ar-condicionado ainda é necessário para algumas pessoas, mas há algumas medidas que podem ser tomadas para refrescar sua casa, seu ambiente doméstico sem recorrer ao aparelho. Estudar o posicionamento dos cômodos, facilitar a ventilação, reforçar a fachada com materiais de baixa densidade e instalar beirais e varandas são algumas delas. A implementação dessas medidas traz benefícios ao meio ambiente e à economia de energia elétrica.

Como refrescar sua casa sem usar ar-condicionado?

Posicionamento dos cômodos

As faces norte e oeste recebem maior incidência de raios solares, por isso os quartos devem ser posicionados na face leste, que é a mais fresca durante a tarde.

Ventilação para refrescar sua casa

Abrir janelas e clarabóias segundo a orientação dos ventos (sudeste e nordeste) pode auxiliar na ventilação da casa.

Cobertura para refrescar sua casa

Telhas de barro são mais térmicas do que as de metal, mas se optar por usar as últimas, prefira aquelas com recheio de polipropileno.

Outras medidas para refrescar

Reforce a fachada com materiais de baixa densidade; opte por vegetação na cobertura; mantenha persianas, portas e cortinas fechadas durante o dia; troque suas lâmpadas antigas por leds; pinte as fachadas de cores claras; use água(espelho d’água ou piscina) para aumentar a umidade relativa do ar.

Vamos refrescar sua casa sem gastar com ar-condicionado!
Vamos refrescar sua casa sem gastar com ar-condicionado! – Fonte/Reprodução: Original

Que medidas posso tomar para refrescar minha casa?

Você pode estudar o posicionamento dos cômodos, facilitar a ventilação da casa, reforçar a fachada com materiais de baixa densidade, instalar beirais e varandas e adotar outras medidas como manter persianas, portas e cortinas fechadas durante o dia; trocar lâmpadas antigas por leds; pintar as fachadas de cores claras; usar água (espelho d’água ou piscina) para aumentar a umidade relativa do ar.

 

Deixe um comentário