Gestão de Resíduos: entenda e aplique as melhores práticas!

A crise ambiental que estamos enfrentando requer que as organizações tomem medidas para gerenciar melhor seus resíduos. Uma gestão eficaz de resíduos é fundamental para melhorar a saúde do meio ambiente e para aumentar a eficiência da organização. Descubra aqui como aplicar as melhores práticas de gestão de resíduos para melhorar o meio ambiente e a sua organização.

Etapas para a Gestão de Resíduos

Ainda é a melhor saída para a evolução, essa gestão de resíduos. Do jeito que estava até parecia que estávamos andando para trás, porque com um mercado que gera milhares de toneladas de resíduos, dos mesmo que estão sendo usados agora mesmo, se não aparecesse alguém com a ideia de reaproveitar reciclando em alguns casos, e em outros triturando para classificar depois de triturado, e dessa forma colocar de volta no ciclo, sem que haja necessidade de agressão a natureza com tantas retiradas.

Gestão de Resíduos: entenda e aplique as melhores práticas!
Gestão de Resíduos: entenda e aplique as melhores práticas! – Fonte/Reprodução: Original

O primeiro passo é a classificação dos resíduos, e graças a evolução do Povo, alguns já fazem parte da cadeia, com suas tarefas de entrega de seus resíduos já classificados, e isso já é muito bom para a indústria que trabalha com o reciclado. Ainda estamos no caminho, más se continuar com a vontade que o Povo tem apresentado, com certeza dará certo em pouco tempo.

CaracterísticaDescriçãoExemplo
Identificação dos resíduosDeterminar os setores existentes na empresa, entender quais atividades são realizadas em cada um deles, quais insumos são utilizados e descartados, bem como descobrir quais são os resíduos gerados em cada setor, seus tipos e classificações.Metal, plástico, papel, entre outros.
Armazenamento e transporteMantenha um recipiente de acondicionamento para cada tipo de resíduo e separe os itens gerados em classificações para permitir o reaproveitamento dos materiais descartados durante a reciclagem. Além disso, o transporte dos resíduos também deve ser feito de forma planejada considerando a classificação e o volume gerado.Separar os resíduos em recipientes diferentes para transporte.
Consultoria especializadaConsultar uma empresa especializada para mapear a geração do material produzido, avaliar e indicar as melhores condições de acondicionamento temporário, transporte e destinação final.Contratar uma consultoria especializada para a gestão de resíduos.
veja a tabela acima

Gestão de Resíduos: entenda e aplique as melhores práticas!

O gerenciamento de resíduos é essencial para qualquer empresa. O descarte correto dos materiais gerados é importante para evitar a contaminação do solo e águas subterrâneas, bem como prevenir prejuízos judiciais para a empresa. Por isso, é necessário conhecer as melhores práticas para uma gestão eficiente.

Identificação e gestão de resíduos gerados

Primeiro, é preciso identificar os tipos de detritos gerados na instituição. Para isso, é importante determinar os setores existentes na empresa, entender quais atividades são realizadas em cada um deles, quais insumos são utilizados e descartados, bem como descobrir quais são os resíduos gerados em cada setor, seus tipos e classificações (metal, plástico, papel, por exemplo).

Armazenamento e transporte na Gestão de Resíduos

Também é importante manter um recipiente de acondicionamento para cada tipo de resíduo e separar os itens gerados em classificações para permitir o reaproveitamento dos materiais descartados durante a reciclagem. Além disso, o transporte dos resíduos também deve ser feito de forma planejada considerando a classificação e o volume gerado.

Consultoria especializada na Gestão de Resíduos

Consultar uma empresa especializada também é considerada uma prática eficiente para a gestão de resíduos. A consultoria ficará encarregada por mapear a geração do material produzido, avaliar e indicar as melhores condições de acondicionamento temporário, transporte e destinação final.

O que é gerenciamento de resíduos?

Gerenciamento de resíduos é o conjunto de procedimentos que visam coletar, armazenar e transportar os resíduos gerados para um destino adequado.

Por que é importante na Gestão de Resíduos?

Gestão de Resíduos: entenda e aplique as melhores práticas!
Gestão de Resíduos: entenda e aplique as melhores práticas! – Fonte/Reprodução: Original

Gerenciamento de resíduos tem por objetivo evitar a contaminação do solo e águas subterrâneas, bem como prevenir prejuízos judiciais para a empresa.

Quais são as melhores práticas para a Gestão de Resíduos?

As melhores práticas para garantir uma gestão de remanescentes eficiente são identificar os tipos de detritos gerados na instituição; manter um recipiente de acondicionamento para cada tipo de resíduo; separar os itens gerados em classificações; fazer o transporte dos resíduos de forma planejada; consultar uma empresa especializada.

 

Deixe um comentário