CUIDADOS IMPORTANTES PARA EVITAR ACIDENTES AO DERRUBAR PAREDES

Derrubar paredes é algo comum em reformas e obras de construção. Porém, é importante prestar atenção, pois isso pode trazer sérios riscos à saúde e à segurança. Neste artigo, você vai descobrir como proteger-se dos perigos de derrubar paredes e quais são os cuidados importantes para evitar acidentes.

Requisitos para seguir ao derrubar paredes

É claro que ao derrubar paredes tem que haver uma série de cuidados, para que não aconteça acidentes graves, por isso esse povo que trabalha com retrofit em prédios velhos precisam tomar o maior cuidado, pois o acidente é como quem espreita, quando menos se espera acontece. A maneira mais segura nesse caso seria contratar um Arquiteto, para que de posse dos documentos da casa antiga, fazer um estudo minucioso, do tempo da construção, como foi feita, se existir projetos analisa-los, descobrir através das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, onde passam eletrodutos, para poder haver uma demolição segura e baseada em critérios técnicos.

CUIDADOS IMPORTANTES PARA EVITAR ACIDENTES AO DERRUBAR PAREDES
CUIDADOS IMPORTANTES PARA EVITAR ACIDENTES AO DERRUBAR PAREDES – Fonte/Reprodução: Original

Só para complementar, esse RETROFIT, é a nova tendência de quem trabalha com construções antigas, as reformando e as tornando novas, com uma mescla do moderno contrastando com o velho. Seja um investidor do Retrofit, com certeza em sua Cidade tem verdadeiras obras de arte precisando de uma vida nova!

CaracterísticaDescriçãoExemplo
Profissional EspecializadoÉ necessário consultar um profissional especializado antes da derrubada das paredesCálculo estrutural ou experiência em obras de reforma e retrofit
Paredes EstruturaisÉ necessário identificar quais são as paredes estruturaisConsultar as plantas do prédio
Cabos Elétricos e Tubulações HidráulicasVerificar se há cabos elétricos e tubulações hidráulicas embutidasConsultar as plantas do prédio
veja a tabela acima

CUIDADOS IMPORTANTES PARA EVITAR ACIDENTES AO DERRUBAR PAREDES

O derrube de paredes para remodelar imóveis é uma prática comum, que exige cuidado e atenção para garantir a segurança estrutural do prédio. Profissionais especializados em cálculo estrutural ou com experiência em obras de reforma e retrofit precisam ser consultados antes da derrubada. Além disso, é importante verificar quais são as paredes estruturais, se há cabos elétricos e tubulações hidráulicas embutidas e se é necessário eliminar ou alterar algum dos pontos.

Cuidados Essenciais ao Derrubar Paredes

Segundo o estudo feito, as paredes de alvenaria de fechamento não são elementos estruturais do edifício, mas podem assumir essa função ao longo do tempo. Por isso, recomenda-se remover a parede por partes, para que o engenheiro possa avaliar o comportamento da construção a cada etapa e suspender a remoção caso necessário.

Existe um alerta que muitas das paredes em prédios antigos (construídos até 1970) estão ajudando na sustentação da estrutura do edifício. Por isso, consultar as plantas do prédio é fundamental para identificar quais são essas paredes. Os projetos também mostram quais cabos de fiação elétrica e tubulação hidráulica estão embutidos nas paredes e quais pontos precisam ser eliminados ou alterados.

O correto é que os novos proprietários desses imóveis são informados na hora da compra sobre a impossibilidade de remover paredes. Além disso, essa informação também consta no manual recebido. Ele menciona também que não apenas a derrubada de colunas e vigas coloca em risco a segurança dos edifícios, mas também a prática de diminuir o tamanho delas, mesmo que em centímetros. Além disso, nesses casos não é indicado trocar portas de lugar ou abrir novas, nem mudar o tamanho e localização das janelas.

Perguntas Frequentes

Como evitar acidentes ao derrubar paredes?

CUIDADOS IMPORTANTES PARA EVITAR ACIDENTES AO DERRUBAR PAREDES
CUIDADOS IMPORTANTES PARA EVITAR ACIDENTES AO DERRUBAR PAREDES – Fonte/Reprodução: Original

É importante consultar as plantas do prédio para identificar as paredes estruturais, verificar os cabos elétricos e tubulações hidráulicas embutidos nas paredes e avaliar se é necessário eliminar ou alterar algum dos pontos.

Quando devo consultar um profissional especializado ao derrubar paredes?

É recomendado consultar um profissional especializado em cálculo estrutural ou com experiência em obras de reforma e retrofit antes da derrubada das paredes.

 

Deixe um comentário