Descubra a Magia da Alvenaria Estrutural!

A alvenaria estrutural é uma técnica de construção antiga, mas atual que permite a criação de edifícios resistentes, seguros e duráveis. Com ela, é possível criar estruturas de diferentes formas e tamanhos, conforme as necessidades do projeto. Neste artigo, vamos explorar todos os benefícios que a alvenaria estrutural oferece e descobrir como ela pode transformar seus projetos.

Comparação entre a Alvenaria estrutural e convencional!

Uma construção que opta pela alvenaria estrutural, tem a grande vantagem de se transformar em uma obra de fácil construção, se for feita uma comparação justa, antes de tudo, pela própria economia com insumos como ferro, madeira e concreto. Você já pensou em uma obra sem esses três elementos? Isso é fantástico! Sabemos que sempre que trocamos uma técnica por outra, pagamos pelo diferencial, que cada um carrega para sua elaboração, más mesmo que os blocos para que se forme uma alvenaria estrutural sejam mais caros, até porque é justo que quando economizamos por lado por outro pagamos pela vantagem adquirida.

Descubra a Magia da Alvenaria Estrutural!
Descubra a Magia da Alvenaria Estrutural! – Fonte/Reprodução: Original

Como podemos observar na tabela exposta abaixo, conseguimos praticamente a mesma resistência, tanto em uma como na outra, isso significa que em ambas o trabalho é bastante seguro, tecnicamente, más o que deve ser observado é a grande economia que se obtém, com as ferragens, que não é nada barato, com madeira que é outro produto muito necessário para formas, e com o insumo mais caro que é o concreto usinado, além de se fazer uma excelente economia, também com a cadeia de profissionais que deixariam de serrem contratados, cada um na sua especificidade.

CaracterísticasAlvenaria ArmadaAlvenaria Não-Armada
Uso de ArmadurasSimNão
Resistência4,5 Mpa a 10 Mpa4,5 Mpa a 10 Mpa
PreenchimentoGradeNão é necessário
AberturasDevem ser consideradasDevem ser consideradas
veja a tabela acima

Descubra a Magia da Alvenaria Estrutural: Explorando suas Vantagens Incríveis!

A alvenaria estrutural é um sistema de construção que está ganhando o mercado da construção civil. Com vantagens como redução de custos, menor duração da obra, resistência térmica e acústica e facilidade na passagem de tubulações elétricas, esta técnica vem sendo cada vez mais adotada.

Como Funciona a Alvenaria Estrutural?

A alvenaria estrutural dispensa o uso de vigas e pilares, utilizando apenas blocos estruturais. A carga recebida é distribuída para a fundação, e tudo deve ser trabalhado em conjunto para que essa distribuição seja feita adequadamente. Além disso, a localização e dimensionamento das aberturas de janelas e portas também devem ser considerados.

Tipos de Alvenaria Estrutural

Existem dois tipos de alvenaria estrutural: armada e não-armada. Na alvenaria estrutural, são colocadas armaduras de aço nas cavidades dos blocos, preenchidas com graute; já na alvenaria não-armada não existe armadura dimensionada.

Para a construção em alvenaria estrutural geralmente são utilizados blocos de concreto, com resistência entre 4,5 Mpa a 10 Mpa. Os fabricantes costumam oferecer argamassas específicas para o tipo de estrutura desejado.

Vantagens da Alvenaria Estrutural

A alvenaria estrutural apresenta diversas vantagens para a construção civil. Entre elas: redução do uso de insumos como aço, madeira e concreto; duração menor da obra; redução de custos; resistência térmica; conforto acústico; utilização de processos racionalizados; facilidade na passagem de tubulação elétrica e promove uma obra mais limpa e segura.

O que é alvenaria estrutural?

Alvenaria estrutural é um processo de construção que dispensa o uso de vigas e pilares, utilizando apenas blocos estruturais.

Descubra a Magia da Alvenaria Estrutural!
Descubra a Magia da Alvenaria Estrutural! – Fonte/Reprodução: Original

Quais são as vantagens da Alvenaria Estrutural?

A alvenaria estrutural apresenta diversas vantagens para a construção civil, como redução do uso de insumos como aço, madeira e concreto; duração menor da obra; redução de custos; resistência térmica; conforto acústico; utilização de processos racionalizados; facilidade na passagem de tubulação elétrica e promove uma obra mais limpa e segura.

Quais são os tipos ?

Existem dois tipos: alvenaria armada e não-armada.</p

 

Deixe um comentário