Os Desafios de Instalar piso Vinílico em Piso de Madeira!

Atualizar os pisos de madeira com a instalação de piso vinílico pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, se você seguir passo a passo as instruções certas, você pode dar ao seu espaço um acabamento refinado e moderno. Neste artigo, descubra os desafios e as habilidades necessárias para realizar esse trabalho e deixar seus pisos de madeira ainda mais atraentes!

Comparação entre piso vinílico e de madeira

Para o assentamento de piso vinílico, não é muito aconselhável o uso dele sobre qualquer piso de madeira, pois devido a grande suscetibilidade da dilatação que a madeira sofre com a mudança de temperatura, as chances dele se soltar e provocar acidentes desnecessários, é bastante elevada, portanto, o ideal é, se por acaso sua casa tem piso de madeira e você quer por algum motivo trocar por vinílico, retire toda madeira e faça seu serviço com segurança, para mais tarde não ter que fazer retrabalho, pois é exatamente disso que todos fogem hoje, pelo economia de custos.

Os Desafios de Instalar piso Vinílico em Piso de Madeira!
Os Desafios de Instalar piso Vinílico em Piso de Madeira! – Fonte/Reprodução: Original

Agora se seu piso de madeira está precisando reparos, e se forem muitos os reparos a fazer, você deve fazer o balanceamento, para ver o que pesa mais, se fazer os reparos do piso de madeira ou retirar toda ela e reparar o contra piso para o assentamento do vinílico. Eu acredito que um piso de madeira é de longe mais chic do que o vinílico, más quem sabe o que quer e está fazendo é o dono dos serviços.

Essa minha opinião é pelas grandes possibilidades que o piso de madeira oferece de recuperação, e pela sua oferta de equilíbrio das temperaturas ambiente, além de ser um acabamento ainda muito procurado e de preço elevado, a depender da espécie da madeira aplicada, ainda mais pelo fato de que quase todo motivo dos pisos vinílicos é de aparência com lâminas de madeira.

CaracterísticaSobre MadeiraSobre Cerâmica
Permitido?NãoSim
MotivoSusceptível à temperatura e umidadeCamada de massa autonivelante
SoluçãoRemover a madeiraAplicação do vinílico
veja a tabela acima

Descubra os Desafios de Instalar piso Vinílico em Piso de Madeira!

O vinílico é uma ótima opção para reformas, pois tem grandes vantagens como conforto térmico, excelente acústica, limpeza prática e instalação rápida. Entretanto, nem todos os tipos de contrapisos são permitidos para a instalação do vinílico, como é o caso do piso de madeira. Por isso é importante conhecer quais são as superfícies permitidas e compreender os desafios de instalar vinílico em piso de madeira.

De acordo com especialistas, a madeira é um dos contrapisos em que não se recomenda a sobreposição com o vinílico porque ela é bastante suscetível à temperatura e à umidade e o piso vinílico precisa de uma base rígida para ser instalado. Além disso, a base de madeira tem um elevado coeficiente de dilatação, ou seja, precisa de espaço para a movimentação. Portanto, a solução é remover a madeira para refazer o contrapiso antes da instalação do vinílico.

Instalação do Piso Vinílico Sobre Piso de Cerâmica

Se estiver nas condições adequadas, o procedimento para instalação do piso vinílico sobre piso de cerâmica é bastante rápido: uma camada de massa autonivelante para regularizar imperfeições seguida da aplicação do vinílico, que pode ser colado ou clicado.

Quais são os contrapisos permitidos para instalação do piso vinílico?

A instalação do piso vinílico é permitida em cimento desempenado ou laje de concreto, mármores e granitos polidos quando bem aderidos e nivelados, cerâmicas e porcelanatos com juntas de até 5mm, pisos com sistema de calefação e mezaninos com placa cimentícia travada ou laje de concreto.

Os Desafios de Instalar piso Vinílico em Piso de Madeira!
Os Desafios de Instalar piso Vinílico em Piso de Madeira! – Fonte/Reprodução: Original

Por que não é possível instalar o piso vinílico sobre madeira?

Não é possível instalar piso vinílico sobre madeira pois ela é bastante suscetível à temperatura e à umidade e o piso vinílico precisa de uma base rígida. Além disso, a base de madeira tem um elevado coeficiente de dilatação, ou seja, precisa de espaço para a movimentação.

 

Deixe um comentário