Descubra as Vantagens entre as Alvenarias Estrutural e convencional!

A construção de edifícios exige muito planejamento e escolhas criteriosas de materiais. A alvenaria estrutural oferece muitos benefícios, mas como ela se compara à alvenaria convencional? Neste artigo, você descobrirá porque a alvenaria estrutural é a escolha ideal para a construção de edifícios. Vamos explorar seus benefícios únicos e compará-los à alvenaria convencional.

Tipos de Alvenarias Estrutural e convencional!

As Alvenarias Estrutural e convencional, são excelentes, cada uma com as suas especificações, nos levando a ter que estudar e fazermos consulta aos especialistas, que são as pessoas preparadas para nos oferecer as informações que precisamos para decidir como fazer. Sabemos que a alvenaria estrutural, não permite mudanças no projeto, depois de iniciado, apesar de ser bem mais rápido e de baixo custo. Eu mesmo optaria por uma alvenaria convencional, pelo fato de poder mudar o layout do prédio na hora que fosse para adequar a arrumação, mesmo que essa escolha custasse um pouco mais de dinheiro.

Descubra as Vantagens entre as Alvenarias Estrutural e convencional!
Descubra as Vantagens entre as Alvenarias Estrutural e convencional! – Fonte/Reprodução: Original

Observando a tabela abaixo dá para se ter uma ideia das grandes diferenças das alvenarias estrutural e convencional. Faça sua escolha e saiba que Construção Civil é coisa muito séria e devemos acreditar nas recomendações técnicas, pois as pessoas que criam essas teorias são preparadas e pesquisam a todo tempo para que seus usuários trabalhem com a proteção fundamentada pelo conhecimento especificado por eles.

Tipo de AlvenariaVantagensDesvantagens
ConvencionalFácil manutenção; Flexibilidade para realizar alterações; Facilidade para encontrar mão de obra qualificada; Permite a execução de um projeto criativoCusto maior; Desperdício de materiais; Tempo de execução maior; Instalações elétricas e hidráulicas são executadas somente após a construção das paredes
EstruturalNão necessita de pilares e vigas; Rápida e de baixo custo; Reduz a perda de materiaisNão permite modificações durante a obra; Impossibilita criar um projeto diferenciado; Não pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto
Pré-Moldada/Pré-FabricadaÁgil na construção; Projeto pré-definido; Possibilita muitas opções de finalizaçãoNecessita mão de obra especializada; Transporte das peças podem ser alto dependendo da distância
veja a tabela acima

Descubra as Vantagens das Alvenarias Estrutural e convencional

As alvenarias estrutural e convencional são métodos distintos de construção, utilizados para erguer casas, edifícios e outros tipos de construções. Este artigo explicará as diferenças entre ambos, assim como as vantagens e desvantagens de cada um.

Vantagens da Alvenaria Convencional

A alvenaria convencional é caracterizada pela utilização de pilares, vigas e lajes para sustentar a construção. As paredes funcionam apenas como uma estrutura de vedação e delimitação dos ambientes da residência. Esta é a opção mais comum para construir casas, pois é bastante flexível em relação às alterações de projeto. As principais vantagens da alvenaria convencional são: fácil manutenção, flexibilidade para realizar alterações durante a construção, facilidade para encontrar mão de obra qualificada e permite a execução de um projeto criativo. Entretanto, existem algumas desvantagens: custo maior; desperdício de materiais; tempo de execução maior; e instalações elétricas e hidráulicas são executadas somente após a construção das paredes.

Vantagens da Alvenaria Estrutural

A alvenaria estrutural não necessita de pilares e vigas, pois são as paredes e lajes que sustentam a estrutura. Esta é uma opção rápida e de baixo custo, pois reduz a perda de materiais. Porém, ela não permite modificações durante a obra, impossibilita criar um projeto diferenciado e não pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto.

Vantagens das Alvenarias Estrutural e convencional

As casas pré-moldadas ou pré-fabricadas são fabricadas com peças encaixadas umas nas outras, como em um quebra-cabeça. Na primeira opção, as peças são feitas no próprio local da construção; já na segunda, essas peças são fabricadas em outro local e transportadas para o canteiro de obras. Esta alternativa é ágil na construção, possui projeto pré-definido (que permite maior controle sobre os custos) e possibilita muitas opções de finalização. Entretanto, é necessária mão de obra especializada e, no caso das casas pré-fabricadas, o transporte das peças podem ser alto dependendo da distância.

Qual método devo escolher entre as Alvenarias Estrutural e convencional?

Descubra as Vantagens entre as Alvenarias Estrutural e convencional!
Descubra as Vantagens entre as Alvenarias Estrutural e convencional! – Fonte/Reprodução: Original

Para escolher entre alvenaria convencional, estrutural ou pré-moldada/pré-fabricada, os requisitos que se deve considerar são: orçamento, tipo de projeto e tempo disponível para construir.

Qual é a vantagem das Alvenarias Estrutural e convencional?

As principais vantagens da alvenaria convencional são: fácil manutenção; flexibilidade para realizar alterações durante a construção; facilidade para encontrar mão de obra qualificada; e permite a execução de um projeto criativo.

 

1 comentário em “Descubra as Vantagens entre as Alvenarias Estrutural e convencional!”

Deixe um comentário