Aproveite ao Máximo a Quarta Revolução Industrial

A Quarta Revolução Industrial está aqui e, com ela, um novo mundo de possibilidades e oportunidades. Mas como aproveitá-las ao máximo? Descubra como tirar o máximo proveito dessa transformação disruptiva com o Fruto! Aqui, vamos mostrar como usar todas as ferramentas da tecnologia para aproveitar ao máximo a Quarta Revolução Industrial.

Tecnologias, Características, Vantagens e Ferramentas na quarta revolução industrial

Como o tempo passa rápido! Já se passaram as três primeiras etapas, para que chegássemos aqui na quarta revolução da indústria de um modo geral. E que bom que a Construção civil tem acompanhado, muito embora ainda falta um pouco para o Brasil se igualar aos grandes centros, más com certeza estamos no caminho, pelo menos as tecnologias modernas com suas técnicas e softwares, estão por aí ao nosso alcance. Não temos para onde correr, senão para cima dessas novas ferramentas. Faz bastante tempo que o homem trocou as ferramentas pelas máquinas e foi só o começo.

Aproveite ao Máximo a Quarta Revolução Industrial
Aproveite ao Máximo a Quarta Revolução Industrial – Fonte/Reprodução: Original

O mercado está repleto de novíssimas ferramentas digitais, com seus Técnicos ávidos por novos softwares, para cada vez mais avançar. Temos a BIM, a Inteligência Artificial, com sua capacidade invejável, nos tornando incapazes, se formos tentar imitar sua rapidez de reflexo, a Realidade Aumentada com sua infinidade de opção para agregar ainda mais a modernização dos meios de se construir, e ainda mais com a Indústria 4.O, que chega para acabar de vez com o período da terceira revolução. É muita evolução de tudo isso somado a construção em 3D.

CaracterísticaDescriçãoExemplo
Tecnologia na Construção CivilÉ o estudo e aplicação de técnicas, métodos e ferramentas utilizadas na indústria da construção civil.BIM (Building Information Modeling)
VantagensAumento da produtividade e competitividade, redução de desperdícios, tomada de decisões assertivas, transparência na gestão, coleta e análise de dados.Digital Twins (versões digitais reais dos materiais)
FerramentasFerramentas que possibilitam o gerenciamento de projetos com integração de todas as áreas, equipes e etapas numa única plataforma, além de outras inovações.Robôs que auxiliam na execução das obras
veja a tabela acima

Aproveite ao Máximo a Quarta Revolução Industrial com o Fruto!

A quarta revolução industrial já está acontecendo e vem impactando diretamente na forma de trabalhar nas construções civis. Com a tecnologia, as empresas podem aumentar significativamente a produtividade e competitividade no setor, além de reduzir desperdícios de recursos como materiais, humanos, financeiros e tempo. A incorporação de inovações no dia a dia dos trabalhadores é essencial para que se possa aproveitar ao máximo desta revolução industrial.

Ferramentas como BIM (Building Information Modeling) estão facilitando o gerenciamento de projetos com integração de todas as áreas, equipes e etapas numa única plataforma; visão ampla do andamento do projeto; antecipação e correção de falhas; suporte para tomada de decisões assertivas; transparência na gestão, coleta e análise de dados; gerenciamento multidisciplinar; além de outras inovações como digital twins (versões digitais reais dos materiais) e robôs que auxiliam na execução das obras.

O que é tecnologia na construção civil na quarta revolução industrial?

Tecnologia na construção é o estudo e aplicação de técnicas, métodos e ferramentas utilizadas na indústria da construção civil. Esta área da engenharia é fortemente influenciada por invenções e inovações tecnológicas, pois estas permitem o desenvolvimento da construção com maior produtividade e lucratividade. Do jeito que caminha, esse mercado cobra que nós os meros humanos, nos reciclemos constantemente, porque há qualquer momento, se olharmos muito no retrovisor, ficaremos para trás.

Quais são as principais vantagens do uso da tecnologia na quarta revolução industrial?

O uso de tecnologias é essencial para gerar eficiência nas atividades de produção na construção civil, o que reduz o desperdício de recursos como materiais, humanos, financeiros e tempo. Além disso, pressão sobre as construtoras para entregar edificações em prazos curtos também diminui quando o uso da tecnologia é priorizado.

Aproveite ao Máximo a Quarta Revolução Industrial
Aproveite ao Máximo a Quarta Revolução Industrial – Fonte/Reprodução: Original

Quais são as principais ferramentas disponíveis na quarta revolução industrial?

Ferramentas como BIM (Building Information Modeling), digital twins (versões digitais reais dos materiais) e robôs que auxiliam na execução das obras são exemplos importantes que impactam diretamente na construção civil. Construção em 3D, Realidade Aumentada, tudo isso integrando os sistemas que já eram bem avançados, tem tornado a Engenharia Civil algo do futuro.

 

Deixe um comentário