Aprenda como Construir uma Parede de Alvenaria Passo a Passo!

Se você está pensando em construir uma parede de alvenaria em sua casa, aprenda a fazer o passo a passo correto para ter sucesso na construção. Aqui você descobrirá os segredos de como construir uma parede durável e resistente, que durará por muitos anos. Descubra como executar cada etapa da construção e quais ferramentas e materiais você precisa para obter o melhor resultado.

Processo Passo a Passo para construir uma parede

Se você quer construir uma parede, seu primeiro passo será comprar os materiais que comporão a sua parede. Vou listar aqui alguns dos mais necessários, para que você trabalhe sem esforços extras: 1 colher de pedreiro; linha de nylon, régua de alumínio, prumo, peneira para a areia, uma pá, uma enxada etc.

Isso para iniciar sua parede, más também irá precisar do material para isso, que são: tijolos, areia, cimento, algum aditivo etc. de posse desses materiais você fará a massa de cimento para iniciar o processo. Não esqueça que se estiver fazendo uma parede de fechamento, ela não pode ser feita solta em cima do chão limpo, será necessária uma sapata, uma fundação, para que a carga dessa parede se distribua uniformemente para o chão. Se você estiver fazendo uma divisão de uma sala, em duas, ou seja, dividindo ao meio um vão grande, basta fazer em cima do próprio piso uma fiada de tijolos deitados com o uma sapata, para dar início a sua parede.

Aprenda como Construir uma Parede de Alvenaria Passo a Passo!
Aprenda como Construir uma Parede de Alvenaria Passo a Passo! – Fonte/Reprodução: Original

Inicie em um dos cantos, fazendo o assentamento dos tijolos um a um, suando o prumo desde o início, tudo dará certo. Quando fazemos uma alvenaria, seja ela de fechamento ou divisória, que também é um fechamento, devemos fazer bem devagar, sem pressa, pois sem a prática, é necessária muita paciência, até pegarmos o jeito com o tempo de trabalho, Depois de in iniciado o serviço, pelos cantos, tijolo após tijolo, você trabalhando um canto depois o outro, chega a hora de esticar a linha, com dois pregos grandes, para que haja um alinhamento do seu serviço. Com certeza todos já vimos como os pedreiros fazem com uma linha de nylon.

Com essa linha esticada de um tijolo ao outro, você assentará tijolo a tijolo, formando sua primeira fiada e assim será até a última. Não esqueça de comprar um trena que esqueci de enumerar lá no início, pois é com ela que você trabalhará ao construir uma parede.

Materiais NecessáriosProcesso Passo a PassoEncunhamento
Tijolos cerâmicos, blocos de concreto ou blocos de concreto celular autoclavadosMarcação das paredes, assentamento dos tijolos/blocosEspuma expansiva de PU ou PUR, argamassa expansiva ou tijolos maciços
veja a tabela acima

Aprenda como Construir uma Parede de Alvenaria Passo a Passo!

A alvenaria é uma etapa fundamental na construção, pois é a partir dela que a obra começa a tomar forma. Existem dois tipos de alvenaria: estrutural e não-estrutural (ou de vedação). Para construir uma parede de alvenaria, são necessários materiais como tijolos cerâmicos, blocos de concreto ou blocos de concreto celular autoclavados. A construção segue um processo passo a passo: marcação das paredes, assentamento dos tijolos/blocos e encunhamento.

Você Sabia?

Quais são os materiais necessários para construir uma parede de alvenaria?

Aprenda como Construir uma Parede de Alvenaria Passo a Passo!
Aprenda como Construir uma Parede de Alvenaria Passo a Passo! – Fonte/Reprodução: Original

Os principais materiais para execução da alvenaria são os tijolos cerâmicos (feitos de barro) e os blocos de concreto (feitos de cimento, areia e brita). Também há os blocos de concreto celular autoclavados, que tem grandes dimensões (30cm x 60cm), porém são leves e indicados apenas para vedação (não estruturais).

O que é encunhamento ao construir uma parede?

O encunhamento é a etapa em que a parede é unida à estrutura da edificação. O encunhamento pode ser feito com espuma expansiva de PU ou PUR, argamassa expansiva ou tijolos maciços.

 

Deixe um comentário