Aprenda a Fazer o Seu Orçamento de Obra de Forma Rápida e Fácil!

Muitos donos de obras se sentem desesperados ao precisar criar um orçamento. Com a pressão de tempo e recursos, é normal se sentir perdido. Porém, existem meios práticos para economizar tempo e dinheiro e chegar a um resultado satisfatório. Neste artigo, você descobrirá como criar um orçamento de obra de forma rápida e prática. Aprenda a economizar tempo e dinheiro sem precisar se esforçar demais!

Características e Descrições do Orçamento de Obra

 Aprenda a Fazer o Seu Orçamento de Obra de Forma Rápida e Fácil!
Aprenda a Fazer o Seu Orçamento de Obra de Forma Rápida e Fácil! – Fonte/Reprodução: Original

O orçamento de obra é um documento, onde consta os quantitativos de toda a obra, é como se eu estivesse contratando um construtor, e eu apresentasse um projeto pronto, e ele, a partir do projeto, fizesse todo o levantamento de todo material que iria se gastar para fazer a obra. e me entrega-la pronta para morar. Esse é o documento que me servirá como base dos quantitativos da minha obra, e não poderia haver acréscimo de nenhum prego, nesse orçamento, sob pena de eu poder, inclusive acionar a Justiça. Todo orçamento precisa ser muito bem elaborado, para evitar problemas no futuro.

CaracterísticaDescriçãoInformação
DocumentoOrçamento de obraÉ um documento criado para visualizar o investimento necessário na execução de um projeto.
ProfissionalOrçamentistaÉ o profissional responsável pela realização do orçamento de obra.
ReferênciaCUBUtilize o Custo Unitário Básico (CUB) da Construção Civil como referência.
CuidadoAtençãoÉ fundamental ter atenção em cada etapa do serviço e compreender as especificidades de cada item que será utilizado na obra.
veja a tabela acima

Aprenda a Fazer o Seu Orçamento de Obra de Forma Rápida e Fácil!

Orçamento de obra é fundamental para quem quer construir ou reformar uma casa, mas não é tão simples como parece. Para te auxiliar nesta tarefa, trouxemos aqui as informações necessárias para fazer o seu orçamento de obra de forma rápida e fácil.

O que é necessário para fazer um orçamento de obra?

Para fazer um orçamento de obra é preciso ter em mãos o projeto executivo e o memorial descritivo detalhados para obter certas informações necessárias para realizar os cálculos. Além disso, é importante incluir os custos de materiais, compras, contratações, taxas, impostos, encargos sociais e taxas de licenciamento. Por fim, não se esqueça do lucro desejado.

Como posso ter precisão nos cálculos do meu Orçamento?

Uma dica importante para garantir a precisão dos cálculos do orçamento é utilizar o Custo Unitário Básico (CUB) da Construção Civil como referência. Os Sinduscons realizam mensalmente cotações dos preços dos itens relacionados à construção civil e divulgam os resultados em Reais por metro quadrado. Dessa forma, basta comparar as informações expostas nas tabelas do sindicato com as do próprio projeto.

Quais são os cuidados na hora de fazer um orçamento de obra?

É fundamental ter atenção em cada etapa do serviço e compreender as especificidades de cada item que será utilizado na obra, pois basta esquecer apenas um item que graves problemas podem surgir para o construtor. Utilize aplicativos para auxiliar no processo e não se esqueça que somente quando todos os itens estiverem listados é possível calcular o custo total da obra.

O que é orçamento de obra?

Orçamento de obra é um documento criado para visualizar o investimento necessário na execução de um projeto. Ele compreende desde os custos da concepção da edificação até a entrega da obra.

Quem pode realizar o meu orçamento de obra?

O profissional responsável pela realização do orçamento de obra é chamado de orçamentista.

Como posso garantir a precisão dos cálculos?

 Aprenda a Fazer o Seu Orçamento de Obra de Forma Rápida e Fácil!
Aprenda a Fazer o Seu Orçamento de Obra de Forma Rápida e Fácil! – Fonte/Reprodução: Original

Utilize o Custo Unitário Básico (CUB) da Construção Civil como referência. Os Sinduscons realizam mensalmente cotações dos preços dos itens relacionados à construção civil e divulgam os resultados em Reais por metro quadrado.

Quais são os cuidados na hora de fazer um orçamento?

É fundamental ter atenção em cada etapa do serviço e compreender as especificidades de cada item que será utilizado na obra, pois basta esquecer apenas um item que graves problemas podem surgir para o construtor.

 

Deixe um comentário