A Construção Civil longe da Inovação da Indústria 4.0

A inovação da Indústria 4.0. A Construção Civil, embora seja a segunda maior indústria no Brasil, está a anos luz da modernidade da Indústria 4.0. A parte da tecnologia que mais avançou nesse setor foi o uso de programas e ferramentas para o gerenciamento de projetos, mas, mesmo assim, ainda há muito que pode ser feito para tornar a Construção Civil mais moderna e eficiente. Neste artigo, vamos abordar as principais barreiras que a Construção Civil enfrenta para se aproximar da revolução tecnológica da Indústria 4.0, bem como as possíveis soluções para que ela possa alcançar esse objetivo.

A Inovação da indústria 4.0 e Benefícios da Bauma 2016

Essa feira na Alemanha foi em 2016, e ainda hoje, e estamos em 2023, exatos 07 anos depois e ainda estamos a marcar passo pelos processos, fazendo análise deles para ver onde melhorar. Isso é um atraso muito grande! Ou pulamos muitas etapas ou ficaremos para trás e é bem sabido os motivos, porque ninguém é bobo mais! Estamos entre a cruz e a espada, pois todos estamos vendo que a maioria dos empresários querem as mudanças, más sem incentivos do Governo Federal, não vai!

A Construção Civil longe da Inovação da Indústria 4.0
A Construção Civil longe da Inovação da Indústria 4.0 – Fonte/Reprodução: Original

Quem viaja muito sabe disso e os Presidentes das Repúblicas, ou seja dos Países são esses, que querendo trazem essas a inovação da indústria 4.0, para o seu Povo, que o elegeu fazer parte dessas inovações, se integrando a modernização desse mercado, que em caso do Brasil, é tão vasto, de Empresários e cooperadores.

CaracterísticaInovações vistas na Bauma 2016Benefícios apontados pela CNI
Impressão em 3DImpressão em 3D de todas as estruturas de concreto de uma casa, em tamanho realRedução dos custos (54%) e aumento da produtividade (50%)
Monitoramento por DronesMonitoramento das obras por meio de dronesRedução dos custos (54%) e aumento da produtividade (50%)
Caminhões AutônomosCaminhões autônomos em áreas de mineraçãoRedução dos custos (54%) e aumento da produtividade (50%)
Robôs de DemoliçãoRobôs de demoliçãoRedução dos custos (54%) e aumento da produtividade (50%)

A Construção Civil ainda está longe da Inovação da Indústria 4.0

A Construção Civil ainda encontra-se longe dos avanços tecnológicos da inovação da Indústria 4.0. De acordo com um relatório sobre o setor, a visita realizada à feira Bauma 2016, na Alemanha – considerada uma das maiores feiras de tecnologia do mundo -, deixou claro que o Brasil precisa saltar etapas para não ficar para trás.

Inovações da indústria 4.0 vistas na Bauma 2016

Durante a visita à feira, foram vistas inovações como impressão em 3D de todas as estruturas de concreto de uma casa, em tamanho real, monitoramento das obras por meio de drones, caminhões autônomos em áreas de mineração e robôs de demolição.

Atual situação da Construção Civil no Brasil, longe da inovação da indústria 4.0

O executivo responsável pela visita ressaltou que os atrasos no setor se devem também ao momento delicado pelo qual passa o Brasil. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que as tecnologias digitais usadas no meio produtivo estão concentradas no segmento de manufatura. Os processos aparecem em primeiro lugar (73%) como alvo da modernização por meio dessas tecnologias.

Como avançar na modernização, rumo a inovação da indústria 4.0?

Portanto, fica claro que o Brasil precisa acelerar as mudanças para não ficar para trás diante dos avanços tecnológicos mundiais. É necessário investimento em softwares para a nova era e compreensão do fenômeno da inovação da Indústria 4.0 na construção civil para sua aplicação à realidade brasileira. Os clientes precisam ser munidos com conhecimento e informações capazes de auxiliar na criação de estratégias digitais para tornarem seus negócios mais competitivos.

O próprio Povo precisa ler mais, aproveitando a telinha paras se informar. Ninguém necessita de muito Diploma para se informar nessa era das telinhas internetizadas, é só dá um Google, ou outro meio de pesquisa, e fazer parte dessas inovações, fazendo cobranças, já que são boas transformações, que só oferecem vantagens, porque se com a confecção em 3D, as dispesas caem pela metade, é obvio que o preço final cairá.

O que é a inovação da indústria 4.0, vistas na Bauma 2016?

Foram vistas inovação da indústria 4.0, como impressão em 3D de todas as estruturas de concreto de uma casa, em tamanho real, monitoramento das obras por meio de drones, caminhões autônomos em áreas de mineração e robôs de demolição.

Quais são os benefícios apontados pela CNI?

Entre os benefícios apontados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) está redução dos custos (54%) e aumento da produtividade (50%). Beira a imoralidade, a gente ter essas inovação nessa Indústria, das mais importantes, sem se desfazer das outras, é claro, e ficarmos marcando o passo em análise de processos e coisas do tipo. Essa feira ocorreu há muitos anos e aqui no Brasil, estamos marcando o passo com técnicas que estão longe dessas mudanças.

A Construção Civil longe da Inovação da Indústria 4.0
A Construção Civil longe da Inovação da Indústria 4.0 – Fonte/Reprodução: Original

Quais medidas são necessárias para modernizar o setor com essa inovação da indústria 4.0?

É necessário investimento em softwares para a nova era e compreensão do fenômeno da Indústria 4.0 na construção civil para sua aplicação à realidade brasileira. A classe Política precisa se antecipar e trazer essas mudanças para nosso Povo, pois eles são a classe do nosso País que mais tem oportunidades de viajar e conhecer as transformações que a Indústria da Construção Civil vem agregando mundo afora.

 

1 comentário em “A Construção Civil longe da Inovação da Indústria 4.0”

Deixe um comentário