A Construção Civil com Realidade Aumentada: uma Visão para o Futuro!

A construção civil está passando por uma grande revolução tecnológica com a chegada da Realidade Aumentada. Essa tecnologia já está sendo usada por algumas empresas para melhorar o processo de construção, oferecendo novas soluções para problemas antigos. Neste artigo, vamos explorar como a Realidade Aumentada está revolucionando a Construção Civil e como essa tecnologia pode moldar o futuro desse setor. Descubra como a Realidade Aumentada pode melhorar a construção civil e como ela pode mudar o processo de construção para melhor.

Características da Realidade Aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia que tem acrescentado elementos visuais a Construção Civil, dando possibilidades de se enxergar quadros que nunca tinham sido vistos, e fazendo com que se possa criar uma resposta imediata, e o que é melhor, em casos que nem saíram do papel, quero dizer que essa possibilidade oferece condição de se corrigir um problema sem ele ter sido executado erradamente, e isso na área de construção é muito bem-vindo., pois incorre em economia porque não se gastou, nem o material nem mão de obra, e com isso, nem houve retrabalho, nem despesa, nem emprego do tempo de obra.

A Construção Civil com Realidade Aumentada: uma Visão para o Futuro!
A Construção Civil com Realidade Aumentada: uma Visão para o Futuro! – Fonte/Reprodução: Original

Só temos a falar de bem sobre a Realidade Aumentada, e temos certeza que ele juntamente com as outras novidades como internet das coisas, a IOT, como a robotização, como a Industria 4.0, tudo isso junto fará uma revolução que com certeza ainda vai dar muito o que se falar. Imaginemos nós um canteiro de obra, com todas as novas tecnologias em funcionamento, vai dar um visual de ficção científica, dos anos 90. Não vemos a hora de isso tudo está sendo usados aqui em nosso Brasil, para que possam acompanhar de perto, o tanto que essa Indústria tem crescido.

A grande sacada é exatamente esta, de você poder detectar o problema ainda na fase de estudos preliminares, isso nunca aconteceu. Amargamos muito tempo criando montanhas de entulhos, tendo grandes prejuízos, foi muito dinheiro gasto co materiais que viraram lixo, sem contar com as horas trabalhadas sem nenhuma necessidade. O retrabalho correndo solto nos canteiros de obra.

Era como se fizesse em um dia e se passasse outro desmanchando para fazer outra vez. Muito tempo sendo gasto na fase dos processos. Foi o pior momento da construção civil, esse da fase em que se pensava muito nos processos, de como se chegar aos finalmente, era muito dinheiro indo para o ralo. Ainda bem que os novos tempos chegou, para desanuviar a vida dos investidores, porque esses sim perderam muito

CaracterísticaDescriçãoExemplo
Realidade AumentadaTecnologia que mistura elementos virtuais e reaisMicrosoft HoloLens
BenefíciosRedução de erros, economia de tempo e recursos, melhoria da experiência do cliente e mais segurança e precisãoTours virtuais, canteiros de obras, treinamentos e design de interiores em 3D
DispositivosÓculos, sensores de manipulação e aplicativos de celularMicrosoft HoloLens, Augment e GAMMA AR
veja a tabela acima

Transformando a Construção Civil com Realidade Aumentada: uma Visão para o Futuro!

A Realidade Aumentada (RA) vem se tornando cada vez mais popular e está sendo usada como aliada na construção civil. Por meio desta tecnologia, é possível reduzir erros, economizar tempo e recursos, melhorar a experiência do cliente e trazer mais segurança e precisão para os projetos de engenharia civil. Sabemos da necessidade das Empresas se adequarem a nova realidade, quero dizer aos novos tempos, esse em que é possível se perceber uma inviabilidade ainda no papel.

Para usar RA é necessário um conjunto de dispositivos, como óculos, sensores de manipulação e aplicativos de celular. Estes dispositivos permitem que se crie tours virtuais, ajudem em canteiros de obras, proporcionem treinamentos e melhorem a experiência do cliente. Além disso, a Captura da Realidade permite levantar informações sobre o ambiente real para criar um projeto digital preciso.

O que é Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada é uma mistura de elementos virtuais e reais que permite ao usuário ter uma experiência imersiva. Esta tecnologia vem sendo usada há algum tempo e agora está se popularizando devido à sua disponibilidade em celulares e tablets. Toda empresa tem seu eletrônicos para que ainda possa dar tempo de haver comunicação, antes de acontecer uma execução de um erro. O caminho é esse e ainda haverá muita mudança. Não podemos esquecer que é apenas o começo da interação, onde os programas e softwares conversam entre si , e ainda mais agora com a Tecnologia Satelital.

Quais são os benefícios da RA para a construção civil?

A Construção Civil com Realidade Aumentada: uma Visão para o Futuro!
A Construção Civil com Realidade Aumentada: uma Visão para o Futuro! – Fonte/Reprodução: Original

A RA tem diversas vantagens para a construção civil. Ela oferece tours virtuais para o cliente para que possa ver como ficará o projeto final, auxílio em canteiro de obras com passo a passo de procedimentos e instalações, treinamentos mais precisos e melhor experiência do cliente com design de interiores em 3D. Esse tour virtual é exatamente o que leva os técnicos a perceberem erros, ainda na fase inicial do projeto, o que quer dizer que é muito favorável para que a obra esteja no lugar correto, ou seja, ainda no papel e se percebendo as futuras falhas, o que levariam a grandes prejuízos.

Quais são os dispositivos necessários?

Os dispositivos necessários para usar RA incluem o Microsoft HoloLens, um óculo que cria hologramas, anotações e mostra detalhes essenciais; o Augment, um aplicativo que permite visualizar modelos 3D em tempo real; e o GAMMA AR, um monitoramento do canteiro de obras que compara o projeto planejado com a realidade da obra.

 

Deixe um comentário