A madeira e o aço juntos estão revolucionando os métodos de construção a seco. Saiba mais sobre essa tendência emergente e conheça as novas possibilidades que o uso destes materiais juntos oferece. Esta publicação explora como os profissionais da construção estão usando aço e madeira para criar estruturas impressionantes e duráveis.
Métodos de Construção a seco, com Variação de Preço
Este tipo de construção é feita por meio da montagem e instalação de estruturas previamente fabricadas em ambiente industrial. O sistema da estrutura é feito com base de aço projetado para suportar certa quantidade de cargas, servindo como base para outros sistemas usados nas edificações – como paredes constituídas de perfis metálicos, placas de gesso ou fibrocimento, estruturas pré-fabricadas em concreto ou aço, forros em madeira e outros. Existem diversas técnicas de construção a seco, mas as principais são o Drywall, a parede dupla pré-fabricada em concreto Steel Frame e Painéis EPS. Conheça cada um deles:
Drywall (ou paredes com perfis de gesso acartonado)
O sistema de Drywall consiste em placas de gesso montadas sobre estrutura metálica recobertas com papel cartonado.

| Método | Material | Variação de Preço |
|---|---|---|
| Light Steel Frame | Aço Galvanizado | Alta |
| Wood Frame | Madeira | Baixa |
A Construtiva União do Aço e da Madeira: As Novas Tendências da Construção a Seco
A construção a seco vem ganhando cada vez mais popularidade devido às suas vantagens em relação à alvenaria tradicional. Dentre as tendências dessa técnica, encontramos o Light Steel Frame (LSF) e o Wood Frame, que possuem semelhanças notáveis, mas também diferenças importantes.
Light Steel e Wood Frame: Novos Métodos de Construção a Seco
O Light Steel Frame (LSF) é uma técnica construtiva que usa o aço galvanizado como material principal para a estrutura da edificação. Já o Wood Frame é uma técnica construtiva que usa a madeira como principal material para a estrutura das edificações. Ambos sistemas de construção a seco são extremamente leves e flexíveis, além de possuirem impacto reduzido no meio ambiente.
Vantagens em Comum entre light steel e wood frame, construção a seco
As principais vantagens em comum entre Light Steel e Wood Frame são: máxima agilidade na instalação, baixa utilização de recursos naturais para produção, além de baixa geração de resíduos como argamassa e areia. Em impermeabilização, as principais novidades na construção são as mantas pré-fabricadas (como as mantas de PVC), que têm ganhado bastante espaço em obras de recuperação do sistema de impermeabilização existente, principalmente em obras industriais e galpões de grande dimensão pela agilidade, redução de etapas e durabilidade.
Diferenças Entre os Métodos más é construção a seco
A principal diferença entre Light Steel e Wood Frame é que o primeiro é um sistema de construção a seco, que utiliza perfis de aço galvanizado, enquanto o segundo usa perfis feitos de madeira. O preço do aço varia mais do que o da madeira, pois ela tem em grande quantidade no Brasil. Além disso, a Wood Frame não é tão difundida no País como a Light Steel Frame, fazendo com que seja difícil encontrar profissionais especializados.
O que é Light Steel e Wood Frame, tipos de construção a seco?
Light Steel Frame (LSF) é uma técnica construtiva que usa o aço galvanizado como material principal para a estrutura da edificação. Já o Wood Frame é uma técnica construtiva que usa a madeira como principal material para a estrutura das edificações.
Quais são as principais vantagens destes métodos?
Máxima agilidade na instalação, baixa utilização de recursos naturais para produção, além de baixa geração de resíduos como argamassa e areia.
Todas essas tecnologias que já estão fazendo sucesso na Europa podem chegar ao Brasil, claro que após um período de estudo e adaptação para o mercado e cultura local.

Qual é a diferença entre Light Steel e Wood Frame?
A principal diferença entre Light Steel e Wood Frame é que o primeiro é um sistema construtivo que utiliza perfis de aço galvanizado, enquanto o segundo usa perfis feitos de madeira. O preço do aço varia mais do que o da madeira, pois ela tem em grande quantidade no Brasil.

3 comentários em “As Novas Tendências da Construção a Seco”