Com uma Fossa Séptica Ecológica seu Meio Ambiente protegido!

No presente artigo, você descobrirá como construir uma fossa séptica ecológica simples e eficaz, que contribui para a preservação ambiental para as gerações futuras. É uma solução essencial para os problemas de esgoto nos locais onde não há infraestrutura de saneamento básico. Aqui, explicamos tudo o que você precisa saber para montar a sua fossa séptica ecológica.

Características e Exemplos de Tratamento com a Fossa Séptica Ecológica

Em uma fossa séptica ecológica, obviamente toda preocupação é com o meio ambiente, pois existem nascentes d’água em alguns lugares que não podem sofrer com nenhum tipo de contaminação, e no caso daqui em Natal-RN, o problema maior é que temos uma área muito grande de dunas e um lençol freático muito em cima, pertinho da superfície, o que facilita qualquer contaminação com os dejetos, se não ouver uma fiscalização muito voltada para combater esse tipo de agressão ao nosso lençol d’água.

Com uma Fossa Séptica Ecológica seu Meio Ambiente protegido!
Com uma Fossa Séptica Ecológica seu Meio Ambiente protegido! – Fonte/Reprodução: Original

Então a política de saneamento é proporcionar tratamento responsável aos dejetos, para que não haja contaminação na água que usamos, e é um bem comum, já que ela estar muito superficialmente. Termos muito cuidado com o descarte do lixo, já que esse é outro grande problema de saúde pública, porque além de tudo esse lixo forma chorume depois de molhado, e isso é um veneno para a saúde das pessoas, em contato com nossas reservas d’água, então não se pode dar mole com as pessoas que não tem interesse de manter a saúde do Povo em primeiro lugar, tendo que combater o ataque e ainda manter uma certa manutenção dando o tratamento adequado na nossa água.

CaracterísticaDescriçãoExemplo
ObjetivoProporcionar tratamento responsável aos dejetosEvitar contaminação de águas superficiais
ProcessoDecomposição de lixosBactérias transformam em escória, lama e efluente líquido
DurabilidadeCapacidade de durar muitos anosManutenção e tratamento adequados
veja a tabela acima

Construa uma Fossa Séptica Ecológica e Proteja o Meio Ambiente!

Preservar o meio ambiente com a construção de fossa séptica ecológica é possível, simples e barato. A construção de fossa séptica é uma importante medida para tratar dejetos de forma responsável, evitando sua contaminação de águas superficiais. Qualquer pessoa pode realizar esse projeto, seja em uma propriedade particular ou mesmo em locais públicos como escolas.

Como funciona a fossa séptica ecológica?

A fossa séptica é um sistema projetado para remover patógenos, bactérias e produtos químicos nocivos dos resíduos sanitários. O processo de decomposição é feito por bactérias existentes naturalmente que transformam os lixos em escória, lama e efluente líquido. Os sólidos se depositam no fundo do tanque, enquanto as gorduras se formam em uma camada de espuma. O efluente líquido limpo é drenado para o campo de drenagem onde o solo absorve e volta ao solo, depois de receber todos os tratamentos para não afetarem o meio ambiente.

Como construir a fossa séptica ecológica?

Nas linhas acima já estão descritas as formas e cuidados que devemos ter com esse bem comum, onde mostramos com exemplos de como construir esse sistema nas comunidades do interior para que as pessoas possam usufruir de saúde, já que, é um dever do Estado, cuidar dos meios da preservação do meio ambiente

Além disso, há também informações sobre como fazer o seu próprio sistema séptico favorável ao meio ambiente. Para isso, é necessário manter as bactérias felizes e saudáveis no tanque séptico, pois elas são responsáveis por digerir os sólidos e convertê-los em gases.

Com uma Fossa Séptica Ecológica seu Meio Ambiente protegido!
Com uma Fossa Séptica Ecológica seu Meio Ambiente protegido! – Fonte/Reprodução: Original

Perguntas Frequentes

Qual é a sequência de processamento da fossa séptica?

O processamento da fossa séptica inclui: retenção do esgoto por 12-24 horas, decantação dos sólidos (cerca de 60-70%), digestão anaeróbia do lodo (eliminação de organismos patogênicos) e redução de volume do lodo (para que o efluente liquido da fossa seja devolvido à natureza sem causar danos).

Quanto tempo dura uma fossa séptica bem mantida?

Uma fossa séptica bem mantida e tratada tem a capacidade de durar muitos anos sem precisar ser substituída.

 

1 comentário em “Com uma Fossa Séptica Ecológica seu Meio Ambiente protegido!”

Deixe um comentário