A Revolução da Robótica Colaborativa e a Transformação da Indústria

A pandemia causada pelo novo coronavírus pode ter mudado o curso da história da indústria, mas também abriu portas para novas e inovadoras soluções. A robótica colaborativa pode ser uma delas. Neste artigo, mostraremos como a robótica colaborativa está sendo usada para ajudar as empresas a se adaptarem ao “novo normal” da produção pós-pandemia.

Características, Benefícios e Tarefas da Robótica Colaborativa

A robótica colaborativa é um método que inclui robôs especialmente programados para interagir com os humanos no ambiente de trabalho. Esses “auxiliares” são chamados de Cobots (colaboração + robótica).

Não à toa, o universo da robótica colaborativa tem expandido cada vez mais seus horizontes e contribuído exponencialmente com o mercado de manufatura. O objetivo é ampliar cada vez mais as possibilidades do processo de produção.

A Revolução da Robótica Colaborativa e a Transformação da Indústria
A Revolução da Robótica Colaborativa e a Transformação da Indústria – Fonte/Reprodução: Original

Como os cobots funcionam?

Um dos grandes diferenciais apresentados pelos Cobots na indústria, por exemplo, é a flexibilização em escala, cujo processo de produção pode acontecer conforme o aumento ou queda da demanda.

Tem também a questão das mudanças no portfólio de produtos, as fabricações sob encomenda, etc. Segundo Nelson Kumagai, Gerente de Robótica da General Industries ABB, outra vantagem é que, diferentemente dos robôs tradicionais, programados para uma única e específica tarefa, os Cobots podem fazer diferentes trabalhos e com extrema agilidade.

CaracterísticaDescriçãoExemplo
TecnologiaRobótica ColaborativaMáquinas trabalhando em conjunto com operadores humanos
BenefíciosAumento da produtividade, liberação de tarefas cansativas, redução de riscos, etc.Redução de erros e falhas humanas
TarefasEmbalagem, paletização, inspeção, carga e descarga, manipulação, transporte de cargasManipulação de materiais

O que é Robótica Colaborativa?

A Robótica Colaborativa é uma tecnologia que permite que a indústria libere seus operadores de tarefas repetitivas, pesadas ou perigosas. Atuando conjuntamente com os operadores humanos, as máquinas permitem mais eficiência e produtividade.

Outra característica dos Cobots é o tamanho e o peso. Eles são menores e mais leves, justamente para facilitar o “relacionamento” com os humanos no parque fabril. Ou seja, podem ser usados em diferentes tipos de espaço. “Os Cobots geralmente são construídos com grande sofisticação tecnológica, contendo sensores usados tanto para a segurança quanto para a precisão”, completa o representante da ABB.

Saúde e segurança: mais vantagens dos cobots

Uma das principais vantagens da robótica colaborativa é o impacto positivo sobre a saúde do trabalhador. Isso porque os Cobots podem assumir as tarefas mais repetitivas ou insalubres de um processo produtivo, o que reduz a taxa de incidência de lesão ou acidentes de trabalho. “Além disso, os colaboradores podem focar em atividades mais estratégicas e criativas, que aproveitem melhor o uso de suas habilidades”.

Ainda com relação à segurança, os Cobots têm componentes e sensores que permitem detectar se um colaborador está ou não nas proximidades.

Quais são os benefícios da Robótica Colaborativa?

Os benefícios da Robótica Colaborativa são: aumento da produtividade; são equipamentos leves, de fácil instalação; liberam os funcionários de tarefas cansativas, repetitivas e perigosas; reduzem riscos; reduzem as despesas com segurança do trabalho; reduzem erros e falhas humanas; diminuem o desperdício.

Para isso, a ABB optou por uma célula de paletização robótica, utilizando a tecnologia supracitada – a SafeMov. Com uma abordagem por zonas, que divide o espaço de trabalho do robô em três áreas (verde, amarela e vermelha), de acordo com a aproximação do operador, o SafeMov permite que grandes robôs industriais trabalhem ao lado de pessoas sem a necessidade de separação estrita.

Nelson frisa que o SafeMov conta com várias funções de segurança, incluindo limites de velocidade, monitoramento de parada segura e supervisão de posição e orientação. “A abordagem de velocidade e separação habilitada pelo sistema elimina a necessidade de muitos componentes exigidos por uma célula de robô padrão, como cercas, interruptores de segurança, portas e chaves de acesso”, complementa.

Descobrimos ainda que a respectiva célula usa um robô ABB IRB 660, com o opcional SafeMov, que é equipado com uma garra com vácuo para mover as caixas do final da linha de produção para o palete, empilhando-as com precisão para garantir uma carga equilibrada e estável.

Quais as tarefas que a robótica colaborativa podem executar?

A Revolução da Robótica Colaborativa e a Transformação da Indústria
A Revolução da Robótica Colaborativa e a Transformação da Indústria – Fonte/Reprodução: Original

Os robôs colaborativos são capazes de executar diversos tipos de tarefas dentro da indústria, como embalagem e paletização; inspeção; carga e descarga; manipulação; transporte de cargas. Utilizando um robô industrial e a tecnologia SafeMove, a solução foi capaz de melhorar a produtividade do processo de paletização em 53%, reduzir os custos de manutenção e contribuir para uma operação mais ágil e eficiente.

Fato é que a Nestlé precisava de uma célula robótica compacta para a sua linha de produção de chocolates, que fizesse o carregamento preciso dos produtos e paletes. A solução deveria ainda permitir que os colaboradores trabalhassem com segurança ao redor do robô, além da possibilidade de ser replicada em outras unidades da empresa.

O especialista em robótica da ABB conta que “o principal desafio desse projeto é que os trabalhadores da Nestlé precisariam entrar na área operacional do robô para acelerar as mudanças de palete, o que exigiu uma solução robótica que pudesse atender a equipe sem nenhuma diminuição do nível de segurança”.

 

Deixe um comentário